quarta-feira, 1 de agosto de 2012

QUINTO EBA - Segundo dia, Quinta imagem - Nebulosa da Hélice - NGC 7293


Nebulosa da Hélice - NGC 7293
Alto Paraíso - Goiás - 20 de Julho de 2012
Exposição 18x180 segundos ISO 1600
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+15 darks e 10 offsets)
Pós-Processamento - Photo Sho 4.0/ Bibble 5


Chegamos a penultima foto do segundo dia do Quinto EBA. Mais uma foto totalmente inédita. Dessa vez da nebulosa da Hélice, ou NGC 7293. No último EBA eu quis fotografar esse nebulosa, mas não lembrei o número NGC dela e não consegui encontrar no Stellarium. Eu até pensei em perguntar para alguém, mas de preguiça fui para outro objeto. Dessa vez eu estava com o Guia Ilustrado de Astronomia, da Editora Zahar, e consegui achar o número da nebulosa sem ter que perguntar para alguém.

Para não ter que fazer mais dark frames, eu mantive a configuração das imagens anteriores, com frames de 3 minutos em ISO 1600. Se eu mudasse, isso me custaria o tempo de mais um objeto em dark frames, e naquela noite meu objetivo era fazer mais objetos. Apesar de ter insistido no ISO 1600, os resultados do Quinto EBA me deixaram convicto de que o ISO 800 é sem dúvida a melhor resolução para se fotografar com a Canon T2i (e outras DSLRs) a imagem da Nebulosa Trífida - M20, feita com apenas seis frames de quatro minutos em ISO 800 mostra essa superioridade. Lembrando que Trífida ajudou por ser um nebulosa mais brilhante. Para nebulosas muito pálidas o tempo de exposição necessário em ISO 800 pode ser tão elevado que pode não valer a pena ou ser muito erriscado o uso de ISOs mais baixos. Depende das condições do alinhamento e do entendimento da montagem com a auto-guiagem.

Vale lembrar que ano passado eu havia feito toda uma relação de objetos que queria fotografar antes de ir para o EBA. Este ano, devido a correria por causa do nascimento da minha filha, fui para o EBA sem o mínimo planejamento sobre quais objetos iria fotografar. OS livros que levei me salvaram em muitos casos.

3 comentários:

  1. Muito bom os resultados das tuas fotos, estou apanhando com o Deep Sky, mas nunca consigo configurar direito...

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Wemerson. Quanto ao DSS, você já vi o meu vídeo sobre o programa:

    http://www.youtube.com/watch?v=e2XRw8TIqYA

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Vi o vídeo sim, Rodrigo, achei até melhor do que eu tinha aqui, mas eu estava fazendo apenas com as fotos em Dark e Light vi que você tira uma " FLAT " daí estou esperando uma oportunidade de ir para um local com menos iluminação pra testar... Mas adorei teu vídeo está bem explicado, gostei mesmo!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.