sexta-feira, 13 de julho de 2012

Quando é preferível começar com um telescópio e não com um binóculo?

Quase todo mundo que decide entrar neste  universo mágico, encantador e viciante que é a astronômia, tem como segundo pensamento comprar um telescópio. Afinal o telescópio parece ser um instrumento tão básico para um astrônomo quanto um piano parece ser necessário para um pianista.

Mas quando decide consultar astrônomos mais experientes sobre qual telescópio comprar o que um novato mais escuta é: "Você não deve começar com um telescópio e sim com um binóculo". Sim, na maioria das vezes essa é a coisa certa a se fazer: começar com um binóculo, pois este, com um campo muito maior, torna-se uma ferramente muito mais simples para se conhecer o céu. Mas não devemos tomar isto como uma verdade universal. Existem sim, condições em que um telescópio pode ser o instrumento ideal para começar em astronomia e não o binóculo. Se você se enquadra nas condições abaixo, pode sim pensar num telescópio como primeiro instrumento astronômico:
  1.  Quando se mora num lugar com grande poluição luminosa.
  2.  Quando tem muito poucas ou nenhuma oportunidade de se dirigir a uma área sem poluição luminosa.
Em áreas com grande poluição luminosa, você conseguirá, com um bom binóculo, ver algumas estrelas a mais e talvez a nebulosa de órion, mas será só isso: mais pontinhos brancos na lente, e nem são tantos assim. Fazer observações mesmo das nebulosas mais brilhantes, da estrutura da via-láctea ou de galáxias vizinhas, como a Pequena e a Grande Nuvem de magalhães é algo totalmente possível e divertido com um bom binóculo de 50 ou 60mm se você estiver longe da cidade, mas é inviável em uma área com grande poluição luminosa. Por isso, se você não tem como ir para longe das luzes da cidade, a verdade é que fará muito pouca coisa com um binóculo. Até conseguirá ver as Luas de Júpiter, embora com dificuldade, pois o disco do planeta não estará redondo e as Luas só aparecerão quando estiverem longe do planeta. E nem conseguirá dividir os anéis de Saturno do disco daquele planeta.

Se você está na cidade e não tem condições de ir para uma área rural, um pequeno refrator de 70 ou 80mm, ou um refletor de 114mm pode lhe dar muito mais alegria e diversão do que um binóculo. Na cidade, os objetos que são menos afetados pela poluição luminosa são muito melhor vistos com um telescópio do que com um binóculo. Com um refrator de 70mm de abertura e 700mm de distância focal é possível vislumbrar os aneis de Saturno e ver como o ângulo do planeta se altera em relação a Terra, é possível também ver as duas faixas principais de Júpiter e até a grande mancha vermelha. Acompanhar a movimentação das Luas de Júpiter torna-se algo divertido. Também é possível acompanhar as fases de Vênus e Mercurio e explorar a Lua torna-se um deleite que pode lhe ocupar por anos se você quiser saber o nome de todas as crateras e formações que visualizar. Também é possível visualizar alguns poucos, detalhes de Marte, como a calota polar. E a grande nebulosa de Órion será uma visão muito melhor do que no binóculo. Você também poderá separar várias estrelas duplas indivisíveis ao binóculo, como Alpha Centauri e Alpha Crux. Além disso tudo, muitos aglomerados abertos mais brilhantes, como caixinha de Joias, M7, M6 e M44 serão objetos muito mais interessantes do que seriam num binóculo.


Na cidade é muito difícil ver objetos de céu profundo, mas objetos brilhantes do Sistema Solar não são afetados

O telescópio tem outras vantagens em relação a um binóculo: normalmente vem com um prisma de 90 graus que permite muito mais conforto na visualização com tripé. Um binóculo normalmente não vem com tripé, e mesmo com um, observar objetos que estão no zenite pode ser algo bastante desconfortável. Um telescópio também lhe permite trocar de oculares e ver objetos maiores ou menores com um aumento mais adequado ao objeto sendo observado.

Por isso tudo, se você está na situação apontada acima, possui pouco dinheiro, mas está doido para comprar um telescópio como primeiro instrumento astronômico e não um binóculo, não se envergonhe em começar pelo telescópio. Você não está fazendo a coisa errada. Na verdade os dois são instrumentos essenciais para astronomia. Quase todo astrônomo amador  que se dedica a observações possui os dois. Normalmente usa o binóculo para reconhecer o céu e o telescópio para a observações propriamente dita. Na verdade seja por qual deles você optar, irá sentir a falta do outro.

5 comentários:

  1. Muito boas as dicas Rodrigo, parabéns. Eu estava vendo no site do Armazém um refrator de 70mm relativamente barato, o Leandro mudou o site todo e acrescentou mais uma marca, a Vixen, parece ser consagrada no exterior, e o Leandro está trazendo esta pro Brasil, parece bons os modelos, você conhecia esta marca? Pretendo comprar o refletor Órion de 150mm equatorial, mas só poderei comprar ano que vem, estive pensando em adquirir esse refrator de 70mm este ano, depois um complementaria o outro.

    ResponderExcluir
  2. Vou lhe dizer uma coisa Rodrigo, seu comentário está totalmente correto. Eu sou bem iniciante e tive a oportunidade de adquirir um SW de 200mm por estar aqui a pouquinhos km de minha casa senão não teria ainda um tele mas depois que adquiri um binóculo foi como se estivesse iniciando do zero porque só ai é que comecei a conhecer melhor o céu. Hoje estou tentando os APO Órion 120 e 80 para fazer um set melhor p/ DSO mas a importação está difícil estão apertando muito o cerco lá fora. Aquele meu contato não está retornando e eu não sei como fazer rsss... Abraço Rodrigo e mais uma vez um ótimo comentário.
    Obs: se vc souber um meio + fácil de adquirir por favor me instrua.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu post. Parabéns. Considero a parte mais importante quando você faz referência a ter os dois instrumentos, realmente, é uma dica valiosa para quem está ingressando neste mundo fascinante.
    Continue nos agraciando com seus posts e excelentes fotos.

    Ainda estou estudando a melhor maneira de adquir meus equipamentos para astrofotografia, mas já tenho um bino.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo! Gostei do artigo. Estou um bom tempo utilizando um binóculo, mas vou partir para um telescópio. A minha dúvida é em relação ao tipo de montagem, já que eu também moro num AP, sendo no 1o andar, a montagem azimutal é melhor? Pois não é numa sacada e sim dentro do quarto, vazio e com espaço.

    Vlw, abraço!!!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.