segunda-feira, 21 de maio de 2012

Voltando do 18. Encontro Observacional do CASB

Sócios do CASB observam o Sol com o Coronado PST Modificado durante o 18. ENOC do CASB

Ontem eu cheguei do décimo oitavo Encontro Observacional do CASB, ou ENOC. Uma semana atrás eu jurava que não poderia participar do encontro devido a assuntos pessoais. Mas acabou que pude ir, de carona com um valente amigo do CASB que se dispôs a levar a minha tralha junto com o equipamento dele.

O que posso dizer desse ENOC? É claro que foi legal. Como sempre estava lá uma turma que eu adoro, sempre com ideias e histórias que valem a pena conhecer. Sempre há alguém para conversar ou para lhe dar uma mão. Mas vocês me conhecem. Para mim, ir num encontro desses e não poder tirar boas fotos do céu é como ir ao Hopi Hari e ao chegar lá descobrir que nenhum brinquedo estava funcionando. Então é sempre muito importante que dê tudo certo, e um pequeno cabo esquecido pode por tudo a perder.

E as coisas foram um pouco complicadas dessa vez. No primeiro dia houve céu limpo, mas não houve energia elétrica. Havíamos esquecido o cabo de energia do CASB, uma enorme extensão de 200 metros, no local onde foi realizado o EBA, e aconteceu aquela situação em que um liga para o outro perguntando pela extensão e recebe como resposta: - Mas o cabo não está com você?

Alguns dos sócios, com maior tato para esse tipo de coisa, tentaram resolver o problema juntando todas as extensões dos sócios, mas não funcionou, a energia não chegava ao local de observação. Então tivemos que nos virar com as baterias. Era algo que eu não esperava, já que em todos os encontros do CASB que participei até hoje, houve fornecimento de energia. Felizmente eu estava com meu Power Tank, que foi levado para alimentar duas cintas de aquecimento que instalei no telescópio para aquecer o tubo e evitar acumulo de umidade na lente, o que gera embaçamento. Através de um cabo para ligar em acendedor de cigarro eu ia poder usar o telescópio normalmente.
Membros do CASB ajudam a arrumar o telescópio de um dos sócios. Essa é uma das grandes vantagens de se fazer parte de um clube de astronomia. -  Em pé, com um copo plástico na mão, você vê o autor desse blog.

Mas com o notebook não funcionou, pois não consegui achar o cabo para acendedor de cigarros,  e para piorar ele estava com a bateria zerada. O resultado é que tive que fotografar do jeito que fazia nos meus primeiros dias de astrofotografia, segurando um cabo disparador e olhando tudo pela pequena tela LCD da Canon T2i. E sem o Stellarium para me guiar, tive que alinhar o Go-to da minha CG-5. Eu nunca tinha usado o Go-To, a não ser para testar, e confesso que foi muito bom digitar o nome de um objeto e já ver ele na tela da câmera. Acho que vou acabar viciando nisso.

As fotos da primeira noite foram todas tiradas com 30 segundos de exposição através do disparo automático da câmera, acima disso eu teria que usar o Bulb e ficar o tempo todo em cima do telescópio. Devido a esse disparo automático, não houve intervalo entre os frames o que pode ter prejudicado o resultado final. Eu também usei ISO 6400, algo que eu achei que não ia mais fazer. Mas sem auto-guiagem para conseguir tempos de exposição maiores, acho que essa foi a melhor solução para fotografar objetos como a Nebulosa do Véu ou Crescente. Os resultados desta noite em vou publicar durante a semana.

No segundo dia o pessoal conseguiu resolver o problema de energia e fazer o cabo Frankeinstein funcionar. Mas o mar não estava mesmo para peixe e o céu nublou. Eu consegui tirar uns quatro frames de um objeto supermanjado e pouco interessante (M4) e não pude fazer mais nada senão tomar chocolate quente e jogar conversa fora.

Foi uma pena por que meu setup estava legal e eu podia ter tirado fotos muito melhores do que as que tirei, mas como sempre é fantástico estar com a galera. Houve um momento muito especial para mim, quando montei o Coronado PST modificado durante a manhã, para que os sócios pudessem ver o Sol. Eu achei uma excelente combinação de uma Ocular Plossi de 10mm com um redutor focal da GSO. A imagem ficou realmente espetacular e o Sol estava com uma erupção gigantesta. O sorriso no rosto das pessoas, que se maravilhavam com o que viam, foi absolutamente recompensador. Pena que não pude registrar a erupção, já que naquele momento ainda não tinhamos energia e eu precisava do notebook para conectar a DMK..

Mas o que é uma pena mesmo e que eu não possa ir no próximo ENOC, quando será bem difícil que hajam nuvens, mas com certeza estarei no EBA, durante pelo menos 4 dias e espero ter o meu melhor momento astronômico do ano neste evento.

2 comentários:

  1. Ola amigo, gostaria de saber, eu também moro em Brasília, mais não sei como participo do grupo, como faço, eu tenho 18 anos e terei um equipamento logo, por favor ajude-me! :D

    ResponderExcluir
  2. Tiago, desculpe a demora em responder. PAra entrar para o CASB visite a página do grupo http://www.casb.com.br/casb/ e inscreva-se no grupo no Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/group/casbnet/

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.