Neste momento posso dizer que a minha fotografia solar passar por uma pequena crise. Eu gostaria de tirar muito mais fotos (se fosse possível, todos os dias). O maior problema tem sido o horário, consequência do meu apartamento atual ser virado para o Sol nascente aliada ao relativo sucesso que tenho tido em fotografar céu profundo daqui, o suficiente para me divertir. Como tenho tido condições de fotografar somente no fim de semana, é comum em passar as noites de sexta e sábado acordado até altas horas da noite, o que torna muito difícil a fotografia solar durante a manhã, pois em noites de astrofotografia de céu profundo, chego a dormir às sete da manhã e a acordar depois da uma da tarde no dia seguinte, quando o Sol já está se escondendo atrás do meu prédio. Além disso fotos do Sol nesse horário são terrivelmente desconfortáveis de se tirar devido a luz e ao calor.
Mas no último final de semana tivemos lua cheia, o que me desanima completamente de tentar céu profundo durante a noite. Por consequência acabei acordando cedo no sábado e fiz alguns vídeos solares para depois conseguir algumas imagens. Tenho notado que entre oito e dez da manhã o seeing é realmente melhor do que ao meio dia, quando o calor emitido pelos prédios do Águas Claras, entre eles o meu, geram uma terrível turbulência na atmosfera.
A imagem acima foi a minha preferida. Ela teria ficado ainda melhor se eu não tivesse tido problemas ao juntar as três fotos do mosaico no Fitswork, que deixa o fundo preto em algumas imagens e vermelho em outras, tornando muito difícil uma foto mais uniforme. Se não fosse por isso eu poderia ter mostrado ainda mais detalhes das proeminências (repare que o fundo do lado direito da foto está ligeiramente mais escuro que o fundo do lado esquerdo).
Bela foto Rodrigo. Parabéns.
ResponderExcluirQuando for grande terei um filtro que permita fotos assim.
E a mesma q iria pro facebook?
ResponderExcluirMuito boa Rodrigo.
ResponderExcluirE viva a Lua cheia...rsss.