Clique na imagem para ver maior |
Hoje deixo aqui um reprocessamento que me deixou muito feliz, da imagem da Nebulosa Pata do Gato que tirei no EBA no unício de agosto de 2011. Essa imagem ainda mantem meu recorde de captação, com uma hora e quarenta e cinco minutos de exposição total e foi tirada no espetacular céu de Alto Paraíso. O problema foi que eu havia cometido um erro durante a captação. O foco não estava perfeito e o resultado do processamento foram estrelas enormes que pareciam querer esconder a nebulosa.
Eu nunca havia conseguido resolver esse problema até que esses dias, ao publicar a foto da Nebulosa da Lagoa que tirei da varanda do meu apartamento no Cosmofórum, o ótimo astrofotógrafo português João Vieira deu a dica do filtro Mínimo, que faz diminuir o tamanho das estrelas e nos permite ver com mais destaque aquilo que realmente era o alvo da captacão.
O caminho para o Filtro Mínimo no PhotoShop CS4 (Filters-Other-Minimum) |
Depois de conhecer o filtro, eu obviamente lembrei de algumas imagens que tirei no Quarto EBA que ficariam muito boas se eu usasse esse filtro. A imagem do Falso Cometa era um caso perdido, mas muitas outras ficaram ótimas com ele. O caso mais bem sucedido até agora foi o dessa imagem da Pata do Gato que mostro acima. Essa foto ficou tão boa que até parece que foi captada com outro equipamento. Mas é claro que eu usei outros recursos que aprendi deste a última vez que trabalhei com essa imagem, principalmente o ótimo LAB Colors. Abaixo você pode ver uma interessante comparação entre o processamento anterior e o de agora.
Vc Me fez lembra da nebulosa do esquimo que eu tirei uma fotos q prossesei e nunca mais mexie.hj lembrei q ainda a tinha
ResponderExcluirAonde está essa foto Geovane!! Eu quero muito ver! :)
ResponderExcluirVou posto no blog eu acho c tiver tempo
ResponderExcluir