terça-feira, 1 de maio de 2012

Reprocessamento da foto da Nebulosa Pata do Gato - Aplicando o filtro Mínimo em sua Astrofoto

Clique na imagem para ver maior


Hoje deixo aqui um reprocessamento que me deixou muito feliz, da imagem da Nebulosa Pata do Gato que tirei no EBA no unício de agosto de 2011. Essa imagem ainda mantem meu recorde de captação, com uma hora e quarenta e cinco minutos de exposição total e foi tirada no espetacular céu de Alto Paraíso. O problema foi que eu havia cometido um erro durante a captação. O foco não estava perfeito e o resultado do processamento foram estrelas enormes que pareciam querer esconder a nebulosa. 

Eu nunca havia conseguido resolver esse problema até que esses dias, ao publicar a foto da Nebulosa da Lagoa que tirei da varanda do meu apartamento no Cosmofórum, o ótimo astrofotógrafo português João Vieira deu a dica do filtro Mínimo, que faz diminuir o tamanho das estrelas e nos permite ver com mais destaque aquilo que realmente era o alvo da captacão.

O caminho para o Filtro Mínimo no PhotoShop CS4 (Filters-Other-Minimum)
A Janela do Filtro Mínimo aberta. Um Radius de 1 é o suficiente para a maioria das imagens. Não dê bola para o que o Preview mostra. A imagem não tem nada a ver com a que aparece quando você clica em "OK". Se não gostar da imagem, clique em CTRL-Z.

Depois de conhecer o filtro, eu obviamente lembrei de algumas imagens que tirei no Quarto EBA que ficariam muito boas se eu usasse esse filtro. A imagem do Falso Cometa era um caso perdido, mas muitas outras ficaram ótimas com ele. O caso mais bem sucedido até agora foi o dessa imagem da Pata do Gato que mostro acima. Essa foto ficou tão boa que até parece que foi captada com outro equipamento. Mas é claro que eu usei outros recursos que aprendi deste a última vez que trabalhei com essa imagem, principalmente o ótimo LAB Colors. Abaixo você pode ver uma interessante comparação entre o processamento anterior e o de agora.

Comparação entre o processamento anterior (à esquerda) e o novo processamento. Reparem que na imagem antiga as estrelas estavam enormes e embranquiçadas, denunciando a falta de um foco mais apurado. Na nova imagem as estrelas estão lá, mas menores e pontilhadas, e possuem cores. Além disso agora é a nebulosa que domina a cena.

3 comentários:

  1. Vc Me fez lembra da nebulosa do esquimo que eu tirei uma fotos q prossesei e nunca mais mexie.hj lembrei q ainda a tinha

    ResponderExcluir
  2. Aonde está essa foto Geovane!! Eu quero muito ver! :)

    ResponderExcluir
  3. Vou posto no blog eu acho c tiver tempo

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.