O Aglomerado globular NGC 5139, ou Omega Centauri é provavelmente o objeto que mais fotografei até hoje, por vários motivos, primeiro: por que é lindo, afinal é o maior aglomerado globular que se pode fotografar, com mais de um milhão de estrelas, segundo por que é um objeto de céu profundo possível de se fotografar mesmo da poluição luminosa de uma área urbana, terceiro por que sempre está numa posição visível, não importa onde esteja. E por último, por que eu simplesmente adoro esse objeto.
Uma outra coisa que acho legal de Omega Centauri é que ele é visível somente do hemisfério Sul, matando de inveja nossos colegas astrônomos do Hemisfério Norte, que possuem como Aglomerado Globular mais forte, o Aglomerado de M13, um inseto se comparado com os gigantes que temos no sul, Omega Centauri e 47 Tucanae, o segundo maior.
A técnica de captação foi a mesma mostrada no post anterior, segurando o cabo disparador da câmera e tirando fotos de trinta segundos sem intervalos, o que era possível sem o uso do netbbok. foram apenas 18 frames de 30 segundos em ISO 1600. Eu evitei o uso de um ISO maior por que esse é um objeto em que deve-se tomar o cuidado de não deixar estourar o núcleo. Uma boa foto de Omega Centauri ou de qualquer outro aglomerado globular sempre deixa visível as estrelas em seu núcleo.
O resultado me surpreendeu, e como! O foco e o alinhamento estavam muito bons, só as cores que eu acho que poderiam estar um pouco melhores.
Para comparação, abaixo deixo as imagens de "outros" Omegas Centauri que fotografei:
Testando o refrator acromático de um amigo, em março de 2012 |
Preparando o Setup antes do Quarto EBA, na casa de um amigo do CASB no Lago Norte, em Julho de 2011 |
Tentando muitos frames da janela do meu antigo apartamento, no Guará, em junho de 2011 (a data na foto está errada!) |
Uma das primeiras feitas na janela do apartamento, em maio de 2011 |
Minha primeira foto de céu profundo, há pouco mais de um ano e um mês, em abril de 2011. |
Prezado Amigo
ResponderExcluirRecentemente comprei um telescópio skywatcher de 114mm e esse foi o primeiro objeto de céu profundo que observei, embora esteja em meio a uma cidade e com poluição luminosa, consegui observar a mancha esbranquiçada característica (uso uma lente de 25mm e barlow 2x) espero um dia poder observar com os detalhes das fotos acima, grande abraço!
Marcelo
Gramado-RS