terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Minhas fotos da Conjunção da Lua com Júpiter em 2 de janeiro de 2012

Mais umas fotos para mostrar como apenas uma boa câmera, mesmo sem telescópio ou montagem equatorial, podem render boas fotos astronômicas. No post anterior eu havia dito que uma das coisas legais de se fotografar com câmera fixa eram as conjunções entre os astros do nosso sistema solar. Então ontem, quando vi Júpiter bem próximo da Lua, coloquei a Canon T2i sobre um tripé de máquina fotográfica e arrisquei algumas imagens:

A Lua e Júpiter sobre o horizonte, em frente ao apartamento onde moro
Nuvens passam em frente aos astros, a diminuição do brilho revela detalhes da superfície lunar, mas Júpiter quase some

Com mais tempo de exposição a Lua até parece o Sol, mas surgem estrelas em volta e até as luas de Júpiter tornam-visíveis com a câmera em 50mm.

6 comentários:

  1. Olá Rodrigo,

    Você colocou o ISO em quanto para obter essas fotos ?

    Att Alex Duarte

    ResponderExcluir
  2. Alex, o ISO ficou entre 400 e 800, o que variou mais foi o tempo de exposição, eu vou aumentando ou diminuindo até ficar com uma cara legal! Nessa que a Lua aparece brilhando foi de 5 segundos, nas outras foi bem menos!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo to com uma duvida.quando menor o F.Mais luz ele vai capta?eu uso ISO 400.Pois e o máx da minha câmera :/,e o tempo de exposição eu coloco em 8 segundos,foi o máximo que eu consegui.Quando aumentei o F ele capto menas lus.Meu conceito ta certo?

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Alex, esse F da lente da Câmera equivale a distância focal do telescópio e ele é regulado abrindo e fechando o diafragma da lente. Ele é a relação da abertura do diafragma com o comprimento da lente. Se vc tem uma lente de 50mm em f5, vc está com o diafragma aberto em 10mm, se está em F2,5, vc tem um diafragma aberto em 20mm, logo vai captar duas vezes mais luz.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo muito boas as fotos os seus comentários enfim seu blog por inteiro. Você ainda usa o tele Orion para suas astrofotos? Qual software você usa para guiar?

    ResponderExcluir
  6. Opa, eu uso o Orion para Astrofotos sim, na verdade o que chamo de Novo Telescópio Solar [e o meu Orion quando coloco um filtro C-ERF na objetiva, tiro o focalizador e colo o Coronado PST como ocular. Eu espero usar mais o Orion na época das chuvas. O Software que uso para guiar é o PHD guiding. Ele é muito bom, a dica que dou é sempre procurar a versão mais atualizada, por que eles estão constantemente melhorando a calibração.

    Obrigado pelos elogios
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.