sábado, 21 de janeiro de 2012

Após quase um mês, o céu se abre tempo sucifiente para uma boa imagem do Sol!


Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

Foram 26 dias de espera, desque que o meu novo telescópio solar ficou pronto, para que eu finalmente tivesse um tempo razoável sem nuvens, na hora em que o Sol aparece na janela do meu apartamento. Era a minha chance de conseguir finalmente a imagem que eu esperava usando este novo telescópio e a câmera Neximage.

A imagem acima foi conseguida utilizando-se o ED de 102mm - PST, com uma Barlow ShortBarlow 2x da Orion, um filtro de Luz vermelha número 25 da Orion e a Celestron Neximage. Trata-se de um mosaico de 4 imagens, gravadas em 60 frames por segundos, empilhadas no Registax 6 e tratadas no PhotoShop CS4. O seeing, como sempre aqui no Guará, estava péssimo. E certamente a minha imagem solar com melhor resolução, mas pode ser melhorada mesmo antes da chega das DMKs que estou esperando a meses, pois é possível notal que algumas áreas da imagem estão estouradas, por excesso de brilho, algo que poderia ser resolvido com o uso de HDR, técnica que quero aprender no futuro.

2 comentários:

  1. Caro amigo,

    Parabéns pelas fotos e pelo blog. Estão excelentes!
    Já possuo telescópio e alguns acessórios e gostaria de iniciar em observações solares tb.
    Comprei uma folha de filtro solar da SEYMOUR que será colocada na "boca do tubo" de meu newtoniano de 150mm.
    Aí eu gostaria de saber se eu poderia usar um filtro H-Alpha Narrowband(Para nebulosas) na ocular para observar os flares solares. É possível? Ou o filtro da boca do telescópio corta essa frequência?
    Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Walter. Mas infelizmente acho que esse filtro não vai conseguir ver os flares. O problema é que o filtro da Seymor tira 99,99% da Luz. Para você conseguir ver os flares precisaria de um filtro H-alpha como o do Coronado e um filtro C-ERF, que deixa passar toda a luz, mas bloqueia todo o calor. Bem, de qualquer forma, estou esperando um filtro de Banda estreita de 12nm. Quando ele chegar eu coloco ele depois do filtro de Luz branca que uso, e vou dizer aqui no blog o que vi. Abraços, Rodrigo.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.