segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Celestron descontinua a Neximage



Acabei de ver algo, que de certa forma, me deixou triste. A Celestron Neximage, que esteve presente em quase todas as boas fotos que este astrofotógrafo aqui tirou, seja como câmera principal, seja como auto-guiagem de boas imagens de céu profundo, foi descontinuada pela Celestron. Isso mesmo! A pequena câmera não será mais fabricada. Logo, para se conseguir uma Neximage, você terá que procurar por modelos usados ou encontrar aquelas que são esquecidas em estoques de lojas. Afinal, até hoje, com muita sorte, é possível até  encontrar uma SPC900nc nova.

A Neximage é uma câmera amada por alguns e odiada por outros. Eu pessoalmente, acho que pelos 100 dólares que cobram por ela, é um produto fantástico, capaz de excelentes fotografias solares, lunares e planetárias, e que se portou muito bem como câmera de autoguiagem, quando encontrou uma estrela suficientemente brilhante.

Ela não é uma câmera fácil de instalar. E muitos que a compram nem chegam a utilizá-la por causa da dificuldade Eu mesmo devolvi a primeira que veio, achando que estivesse com defeito. Hoje acredito que provavelmente fui eu que não dei conta de instalar, pois o processo de instalação, principalmente no Windows 7, envolve algumas pegadinhas. Mas o endereço abaixo resolve completamente o problema.


Fotografar com a Neximage não é fácil, mas isso ocorre por que, com o Amcap, você tem diversas configurações, que podem confundir no início. Eu pessoalmente acho que essas diversas configurações tornam a fotografia é mais divertida e não mais difícil. Não gostaria de uma câmera que já viesse pré-configurada e não fosse possível tentar outros tipos de brilho, contraste, saturação, velocidade do sensor, ganho, balanço de branco, e gama (essas são todas as opções que o amcap permite com a Neximage, além de uma opção que diminue o ruído). Acho a Neximage perfeita nesse sentido.

Sim, quando as DMKs chegarem provavelmente eu vou me desfazer dela, por que a diferença é sensível, mas isso vai ser feito com um aperto no peito. A Neximage é uma excelente câmera para se começar na Astrofotografia e acredito que quem comprá-la, irá aproveitá-la muito, se for paciente.

Para finalizar, deixo com vocês mais uma imagem do Sol: a primeira tentativa de fotografar uma mancha solar com filtro de Luz branca com a Neximage. Para a foto foi usada um filtro Astrozap, um Baader continuun, uma Barlow 2x Orion shortbarlow e, é claro, a Celestron Neximage. Tenho certeza que ainda consigo imagens melhores com esse setup. Tanto a foto principal, como a miniatura do Sol no canto superior esquerdo foram feitas com a Neximage.

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro especial. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Manchas solares em 21 de Janeiro, sábado passado

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.