sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nebulosa de Eta Carinae (NGC 3372) - Fotografada da Janela do Apartamento

NGC 3372, Eta Carinae, fotografada da Janela do meu Apartamento.
 Sim, é possível fotografar Nebulosas mesmo com poluição luminosa. Da janela do meu apartamento, aqui no Guará, no meio de uma área com forte poluição luminosa, com uma câmera não-modificada e sem filtro de banda estreita, resolvi tentar ontem fotografar a Nebulosa Eta Carinae da minha janela. É claro que fui ajudado pelo fato de ser Lua nova e de já ser bem tarde, o que fez o céu ficar razoavelmente escuro para as condições.

Tenho que dizer, o resultado me surpreendeu, e muito. É claro que não se compara com a imagem que tirei no EBA, mas é uma foto que a gente não espera conseguir do meio da cidade. Os frames foram curtos, mas muitos (55) e com o ISO em 6400. Cada vez mais eu confio no ISO da Canon T2i e em como o ruído pode ser tirada com o uso de muitos light e dark frames (foram mais 50 dark frames). 

Em relaçào ao ISO de 6400, acho que isto já esta virando a minha marca registrada, pois permite mais captação de brilho e compensa principalmente um alinhamento imperfeito, fazendo com que frames de 15 segundos neste ISO, sejam tão brilhantes quanto frames de 60 segundos em ISO 1600. Quem já tentou alinham um telescópio sabe como é difícil conseguir alinhar ele para 1 minuto sem que as estrelas deixem rastros. O ruído a mais é facilmente compensado com mais frames.

Depois de fotografar Eta Carinae eu quis tentar M42, mas estamos em Janeiro né? E as nuvens não me deram tanta colher de chá assim. De qualquer forma, para mim, a noite foi ganha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.