quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Após duas semanas em consigo uma foto do Sol

O Sol hoje, com a Neximage e o novo telescópio solar

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


As chuvas seguem implacáveis aqui em Brasília, e as nuvens cobrem o céu praticamente o tempo todo. Por isso nos últimos dias tem sido muito difícil conseguir uma migalha de céu azul. Mas às vezes o Sol aparece por detrás das nuvens no escasso horário que tenho para fotografá-lo, entre quatro e meia e seis da tarde. O que me mata é que algumas vezes o céu até está ótimo durante a manhã, mas sempre piora a tarde, e como meu apartamento é virado para o Sol poente, eu quase sempre me frustro no final do dia.

Pelo menos sei que em cerca de três semanas mudarei para um apartamento virado para o sol nascente e com uma varanda sem teto, que me permitirá fotografar no zenite. Então acho que quando mudar, poderei ter mais dias com o Sol livre. Enquanto isso, a espero pelas câmeras Imaging Source parece totalmente interminável.

Acima, você vê a imagem do um dos dois únicos vídeos razoáveis que consegui durante os menos de dez minutos que o Sol saiu de trás das nuvens hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.