quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

9 Motivos para investir em fotografia e observação do Sol

Quando se fala em adquirir um telescópio com filtro H-Alpha para a fotografia Solar, pode parcer um absurdo investir muito dinheiro para se fotografar apenas um objeto celeste, mas o Sol, com toda a sua magnitude e atividade merece sim um alto investimento em equipamentos para a sua observação. Para mostrar isso, selecionei alguns motiva que mostrar por que vale a pena investir no astro rei do nosso sistema solar:
  1. A vista do sol é espetacular: O Sol tem tamanho visível equivalente ao da Lua, por isso é capaz de mostrar detalhes fabulosos mesmo para telescópios solares pequenos, como o Coronado PST.
  2. É possível ver várias camadas do Sol: Essa é uma das propriedades mais interessantes do nosso astro rei, com filtros diferentes você consegue ver camadas diferentes do Sol. Com um filtro H-Alpha você vê a Cromosfera, com um filtro de Luz branca você consegue ver a fotosfera e com um filtro Calcium-K é possível ainda ver abaixo da luz branca.
  3. O Sol muda todos os dias: Ao contrário da Lua, que mudará muito pouco antes de você morrer, o Sol nunca é o mesmo de um dia para o outro. Todos os dias surgem novas manchas, novos flares, erupções, proeminências. Você nunca sabe o que esperar do Sol de um dia para o outro.
  4. O Sol não é afetado por poluição luminosa: Você não precisa fugir para o meio de um deserto para conseguir boas imagens do Sol, ele ri da poluição luminosa, mesmo do centro de São Paulo você conseguirá boas imagens do Sol, ele também ignora se a Lua está cheia ou nova. Ainfal, o Sol é o Chuck Norris do firmamento!
  5. Você poderá praticar astronomia 24 horas por dia: Quando se pratica astrofotografia solar acaba essa coisa chata de ter que ir dormir só por que amanheceu, basta colocar um filtro solar no seu telescópio, ou buscar seu telescópio solar e continuar fazendo observações ou tirando suas fotos mesmo durante o dia. Dormir é para os fracos!
  6. Fotografar o Sol não demora muito: Boas fotos de céu profundo, principalmente Galáxias e Nebulosas, exigem muito tempo de exposição para ficarem boas, por isso precisam de um céu realmente limpo para serem fotografadas, já com o Sol, em poucos segundos de céu limpo é possível fazer um filme de 15 segundos, que renderá uma excelente imagem depois de processado no Registax, por isso grandes astrofotógrafos, como o Nando Pinheiro, acabam se concentrando muito na Astrofotografia solar durante a época das chuvas.
  7. O Sol aparece todos os dias, durante o dia todo: Nada mais lógico é claro, mas vale lembrar que não é fácil fotografar a Lua e nenhum outro objeto celestial quando eles estão em conjunção com o Sol, então em certas épocas do ano não é possível fotografá-los. Mas o Sol você sabe que vai aparecer todos os dias do ano, sempre durante muito tempo (a não ser que vc more na Noruega ou no Alasca, é claro).
  8. O Sol tem diversas características únicas: Flares, proeminências, erupções, filamentos, manchas, plages e grânulos, entre outros, são objétos únicos e só visíveis para nos através do Sol, já que todas as outras estrelas são vistas apenas como pontos brilhantes mesmo para os maiores telescópios.
  9. A importância que o Sol tem para nós: Observar o Sol tem um significado especial, esse astro é responsável por toda a vida que existe na Terra. As plantas só crescem por causa da energia que vem do Sol. Se esse astro não existisse nosso planeta seria uma rocha escura e sem vida.
  10. Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
    Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.
Belíssima imagem do Sol feita pelo Nando Pinheiro

4 comentários:

  1. Boa tarde amigo!
    Estou querendo comprar um telescopio tenho duvidas entre estes:

    http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21064

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/gso8-newtoniano.html

    Gostaria de saber qual deles me atenderiam pois desejo visualizar nebulosas, planetas e futuramente começar a fotografar.
    Queria saber o que deveria comprar para equipalos melhor e para futuramente fotografar o sol.
    desde já agradeço e lhe dou os parabens pelo excelente blog hoje que eu conheci muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo! Certamente eu te indicaria o GSO do Armazém do telescópio, pois você curtir muito ele para observações e depois, com uma EQ5 começar a fotografar com qualidade! Fiquei sabendo que esses GSO tem ótima ótica!

    Valeu pelos elogios!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica Rodrigo se não for muito o que seria necessário nesse telescópio da GSO para ter visualizações de planetas melhores e tirando a montagem que você já deu como dica gostaria de saber quais lentes e se tem outros acessórios indispensáveis para ele.
    Grato.

    ResponderExcluir
  4. Bem, antes de colocar a montagem, eu indicaria pelo menos uma boa ocular orthoscópica de 7mm, que garantiria excelentes imagem planetárias. Mas lembrando que para aumentos maiores será necessário mais precisão. Então o melhor acessório, quando possível, é uma boa montagem equatorial, que lhe permita um acompanhamento e movimentos precisos. Mas só com o kit original dele vc vai ter muito o que fazer por um bom tempo! :)

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.