sábado, 28 de julho de 2012

Quinto EBA - Segundo dia, segunda imagem: - NGC 5128 - Galáxia Centaurus A


Galáxia Centaurus A - NGC 5128
Alto Paraíso - Goiás - 20 de Julho de 2012
Exposição 10x180 segundos ISO 800 + 10x180 segundos ISO 1600
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+6 darks e 10 offsets em ISO 800 e +10 darks e 10 offsets ISO 1600)
Pós-Processamento - Photo Sho 4.0


O próximo objeto que fotografei no EBA é um dos meus preferidos. Foi um dos primeiros objetos que tentei fotografar quando comecei na astrofotografia e é um dos que acho mais interessantes no céu: A Galáxia Centaurus A, catalogada como NGC 5128.


Galáxias afastadas e nebulosas planetárias não são os melhores objetos para serem fotografados pelo meu telescópio. Devido a pequena distância focal e a pouca abertura, o ED de 102mm é mais adequado para grandes nebulosas ou galáxias próximas como Triângulo ou Andrômeda. Um telescópio de maior abertura faria um trabalho muito melhor em Centaurus A, mostrando muito mais resolução.

Notem que esta foto foi feita com frames de mesmo tempo de exposição, mas ISO diferentes. Isso aconteceu por que ano passado, eu havia tentado uma foto de NGC 5128 com uma barlow 2x, para conseguir mais resolução e acabei deixando os frames muito escuros, na esperança de que o empilhamento deixasse a imagem mais brilhante. Mas isso não aconteceu, e a imagem ficou tão escura que não consegui aproveitar ela nem para publicar no post de Fails. Sim, o uso de uma barlow 2x consegue melhorar a resolução de uma pequena galáxia no meu telescópio, mas também exige de quatro vezes mais tempo de exposição para que a imagem fique com o mesmo brilho que teria sem a barlow.

Então, com medo de ter uma NGC 5128 muito escura novamente, resolvi aumentar o ISO no meio da captação para conseguir mais brilho.

Abaixo deixo um close na galáxia para vermos mais de perto. Você também pode ver a imagem acima maior, clicando nela.

4 comentários:

  1. Oi Rodrigo,

    Em primeiro lugar, Parabéns pelas fotos, fantásticas...O que me leva a uma pergunta que gostaria de te fazer...Vi muita gente com montagens EQ6, que, teoricamente (e por tudo que já li, inclusive pela comparação entre montagens equatoriais que achei na web em http://lambermont.dyndns.org/astro/pe.html ) possuem menor erro periódico e que possuem correção de erro em relação à sua montagem CG5, que possui maior erro e não possui PEC. Pois bem, as fotos dos que possuem as EQ6 não são melhores que as suas...aliás, suas fotos estão (embora eu esteja longe de ser algum especialista) entre as mais bonitas das que vi processadas após o V EBA. A que podemos atribuir isto? É a habilidade no processamento? Qualidade óptica do seu telescópio? Escolha das condições de exposição? Estou considerando comprar uma EQ6 porquê não quero comprar uma montagem hoje e depois ter que trocar...sei que será uma montagem que eu levarei muito tempo até tirar o máximo proveito dela, mas confesso que estou intrigado pelos seus resultados. E começo a considerar a possibilidade de começar com uma montagem bem mais barata...agradeço antecipadamente seu feedback...

    Abraço,

    Eduardo Oliveira.

    ps. comprei meu primeiro acessório..a Orion starshoot para autoguiagem...no fim do ano comprarei minha câmara.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eduardo, e desculpe a demora para responder. Considero o seu comentário um dos maiores elogios que já recebi.

    Bem sinceramente, se eu fosse você, considerava sim a compra de uma EQ-6. Sim, eu estou muito satisfeito com a minha CG-5, mas também perco muitos frames com ela, que depois tem que ser descartados do processamento final. Às vezes, mesmo com o telescópio muito bem alinhado e sem o uso de autoguiagem, tem frame que as estrelas correm para um lado e frame que elas correm para o outro, sem que eu entenda o motivo. Se você não puder comprar a EQ-6, vai conseguir tirar fotos muito boas com uma CG-5, mas com a EQ-6 acho que vai ser mais fácil e mais equilibrado.

    Quanto a qualidade das fotos, eu estou muito feliz com os resultados que apresentei, mas também mostrarei fotos que não ficaram tão boas mais para frente. Mas também tenho certeza que o fato de estar praticando sempre, fotografando da janela do apartamento antigo ou da varanda do apartamento novo me ajudaram a melhorar. Eu devo ter usado a minha CG-5 mais de duzentas vezes desde que a comprei, faz um ano e meio. Aprendi vários truques de processamento, recebi dicas preciosas de todos os lados e acho que me tornei muito bom em alinhamento (um truquezinho ensinado pelo Sandro ajudou muito, rsss). Tudo isso fez muita diferença.

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. O Rodrigo se supera a cada captura, esse é o segredo dele. Parabéns novamente, realmente tem uma boa pitada de talento e destreza sem dúvida. Você tira um proveito muito grande de seu equipamento ou melhor você sabe tirar, é fora de série.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.