terça-feira, 31 de julho de 2012

Quinto EBA - Segundo dia, quarta imagem - NGC 6559


Complexo Nebular NGC 6559
Alto Paraíso - Goiás - 20 de Julho de 2012
Exposição 20x180 segundos ISO 1600
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+15 darks e 10 offsets)
Pós-Processamento - Photo Sho 4.0 

Chegamos a quarta foto do muito produtivo segundo dia do Quinto EBA, quando fiz seis boas imagens. Com os mesmos 20 frames de três minutos em ISO 1600 da Nebulosa do Véu, apresento a vocês o belo complexo nebular NGC 6559. Está imagem, ao contrário da anterior me deixou muito feliz com o contraste e cores alcançados.

Quem olhar a foto maior pode achar que o foco não estava bom como nas fotos anteriores. Mas estava, o que acontece é que aqui não usei o filtro mínimo no Photo Shop (No CS4 vá na barra de títulos em filtros-outros-mínimo). Como essa é uma região de enorme densidade de estrelas o filtro mínimo estava meio que misturando elas, fazendo as estrelas ao fundo se parecerem mais com um mingau do que com a Via-láctea que conhecemos.

Essa é uma nebulosa muito interessante, pois está em frente a uma área de grande concentração de estrelas, próxima ao centro da Via-láctea e é circundada por grandes nuvens de poeira, formando uma imagem que mais parece uma pintura. Acredito que ela é pouco fotografada por estar muito próxima da Nebulosa da Lagoa, que é visível a olho nu e sempre atrai nossa atenção. Mas isso não quer dizer que NGC 6559 seja menos interessante do que a Nebulosa da Lagoa, é apenas um alvo mais difícil. As duas nebulosas, inclusive estão associadas.

3 comentários:

  1. Poxa Rodrigo que ótimas imagens você está nos presenteando, eu ia deixar você postar todas até a última e fazer um comentário geral rsss... mas não dá cara, sem falar alguma coisa não dá. Parabéns.... ah comprei o que eu mais queria " Apocromático Orion Eon 120 ED " nem acredito... estou começando a preparar meu setup para astrofotografia. Ainda faltam alguns itens mas acredito que o mais difícil já consegui, até fim do ano quero estar pronto. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Eldio, fico feliz que tenha adquirido o Eon Ed. É um telescópio muito bom. E a montagem? Você já tem? Parece que nesse mês vão chegar umas Eq-6s no Armazém. É a montagem certa para o seu novo telescópio. Parabéns pela aquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rodrigo a montagem ainda não tenho e nem o tele menor para a guiagem pensei nesse 70 mm do aramzen http://armazemdotelescopio.com.br/wshop/products-page/telescopios/ e a montagem e vou esperar chegar pra ver. Meus planos são de até dezembro estar com um setup bom e montado.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.