segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um mosaico quase perfeito do Sol


Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Eu sigo melhorando meus mosaicos feitos com o Coronado PST e com a WebCan Celestron Neximage. Mosaico é com certeza a melhor forma de obter boas fotos do Sol com este equipamento. Embora seja muito trabalhoso.

Para fazer esse mosaico eu faço várias filmagens, de partes diferentes do Sol. Para conseguir ainda mais resolução, uso uma Barlow 2x bem barata, a Short Barlow 2x da Orion, uma das mais baratas que há. São nessárias cerca de doze filmagens que depois devem que ser empilhadas e processadas para cobrir o disco todo do Sol e por fim eu tenho que juntar tudo no Fitswork. No caso dessa imagem de hoje, ainda tive que fazer outro disco com as erupções solares que portilhavam o planeta. É claro que só fiz isso onde haviam erupções.

Eu gostei muito do resultado, mas como disse no título, considerei a imagem quase perfeita. Principalmente do lado direito da foto, é possível perceber mudanças de tonalidade do disco, causado por mudanças de brilho entre uma foto e outra. Um céu meio nublado não ajuda em nada resolver isso.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.