terça-feira, 22 de novembro de 2011

Excelente reprocessamento da foto da Galáxia de Andrômeda


Quase quatro meses depois do Encontro Brasileiro de Astrofotografia, o que eu faço  para matar o tempo em dias de chuva? Reprocesso as imagens que consegui naqueles saudosos dias na Chápada dos Veadeiros, quando, num frio de cinco graus, a noite passava rápido enquanto eu tomava chocolate quente e lutava contra a umidade que se acumulava nas lentes do meu equipamento, principalmente da luneta de auto-guiagem.

A foto acima e um reprocessamento de uma das primeiras imagens que captei na chápada, enquanto eu lutava também contra as nuvens que se acumulavam sobre o sítio de observação. Ou melhor, torcia contra elas, já que não se pode fazer nada contra nuvens.

Eu já tinha feito alguns processamentos dessa foto, mas não tinha gostado deles. Tudo bem, teria sido bem mais fácil se eu tivesse captado uns vinte frames e não apenas os cinco que captei, mas as frames não ficaram ruins e eu sabia que conseguiria uma imagem melhor se me esforçasse.

A maior batalha é manter as cores das estrelas enquanto se tira o ruído da imagem. As estrelas tendem a ficarem brancas quando se usa o Noise Ninja e isso estraga um pouco a graça da foto. Essa foi a primeira foto que separei as estrelas da nebulosa numa outra camada para proteger as estrelas enquanto tirava o ruído na nebulosa. Eu confesso que não consegui entender muito bem as explicações que via em fóruns e fiz inúmeros testes até conseguir um resultado satisfatório.

ainda não está perfeito, mas estou muito feliz com essa imagem. Eu estou devendo algumas explicações sobre processamentos de imagens, mas a grande verdade é que ainda trabalho por tentativa e erro, rsss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.