![]() |
Júpiter e suas Luas, da esquerda para a direita, Ganímedes, Io e Europa. |
Madrugada de Sábado com céu limpo aqui no Guará, contrariando a metereologia que apontava para uma noite chuvosa. Então, às duas da manhã, quando Júpiter está finalmente fazendo pose na janela do meu apartamento, eu arrasto o ED de 102mm com a montagem Celestron CG-5GTpara tentar uma boa foto do planeta.
Eu também estava estreando uma Barlow nova, a Ed de 3x da GSO, que comprei no armazém do Telescópio. Bem eu tenho que dizer que esperava mais dessa Barlow, mas pode ser que eu esteja apenas me adaptando ao equipamento novo.
Eu também queria tirar uma foto de Júpiter com seus filhotes, melhor dizendo, as Luas Galilenianas que estão sempre acompanhando o planeta. Mas não é fácil fotografar o planeta com as Luas. Quando eu aumento a exposição, elas aparecem, mas o planeta vira um disco branco, sem nenhum detalhe. Quando eu diminuo a exposição, detalhes da atmosfera planetária aparecem, mas as Luas somem. Então a solução é tirar duas fotos, uma com o sensor bem lento e outra com ele bem rápido e juntar as duas no Photoshop, trocando o disco branco que aparece junto com as luas, por um com os detalhes da atmosfera. Não sei até que ponto isso é honesto, mas pelo menos funciona.
Show de Foto Rodrigo =D, nunca consigo tirar fotos de suas luas hhehehe
ResponderExcluirEu também tenho esta barlow da gso, a unica coisa que eu não gostei dela foi o tamannho kkk