sábado, 12 de novembro de 2011

Mércurio e Vênus da Jánela do Apartamento


Nos últimos dois dias, depois de duas semanas complicadas, finalmente parou de chover, então, apesar da Lua cheia que impede qualquer foto de céu profundo, resolvi arriscar umas fotos, mas é claro, de planetas.

Hoje tentei arriscar uma de Vênus com o Orion Premium ED de 102mm, mas o seeing estava horrível. O planeta estava muito baixo no horizonte e por isso, tudo o que eu conseguia ver era uma bolinha que parecia estar debaixo da água. Na era possível nem perceber se o planeta estava em fase.

Mas notei que Mercúrio estava próximo de Vênus, numa bonita conjunção. Então peguei o humilde TravelScope, que tem muito menos distância focal do que o ED (400mm contra 710mm do ED), troquei também a Neximage pela Canon T2i, que tem um campo muito maior e arrisquei uma foto com os dois planetas na mesma imagem. O resultado é a foto que você vê acima, com os dois planetas entre as nuvens do crepúsculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.