quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Spetacular Universe - Uma revista só com astrofotos de amadores.


Esses dias chegou uma edição especial da Astronomy Magazine que achei muito interessante, chamada Spectacular Universe. Está edição é o sonho de um aspirante a astrofotógrafo como eu, por que tratá-se de uma revista livro toda preenchida com fotos tiradas apenas por amadores.

Que fique claro que estes amadores estão longe de serem iniciantes. São na verdade o máximo que podemos chegar como astrofotógrafos amadores. A maioria das fotos de céu profundo, por exemplo, são tiradas com caríssimas câmeras S-BIG 11000, que custam cerca de 6 mil dólares, com montagens e telescópios na mesma categoria. São na maioria setups que no Brasil custariam fácil cerca de 50 mil dólares ou bem mais do que isso. Mas é isso mesmo, a revista nos dá um choque de realidade ao percebermos o que são realmente os equipamentos dos melhores amadores do mundo.

Bem, na verdade acho até que esse é o grande defeito da revista, que poderia dar mais espaço a fotos tiradas com equipamentos mais simples. Por exemplo, a minha parte preferida é uma seção em que eles mostram uma série de fotos tiradas de um mesmo objeto (a Nebulosa Crescente) com equipamentos completamente diferentes. A sessão mostra que, apesar da revista ter priveligiado donos de equipamentos caros, é possível tirar fotos quase tão espetaculares como as que aparecem na revista com equipamentos pelo menos intermediários. 

Mas não deixa de ser maravilhoso ver as imagens que são conseguidas com boas câmeras, bons telescópios e, principalmente, com muita prática na captação e esmero no processamento. Eu sou do tipo que gosta não apenas de tirar fotografias do céu, mas também admirar o trabalho de outros astrofotógrafos.

A revista tem um poster no meio, com uma imagem do centro da galáxia feita por Rogélio Bernal, um dos mais respeitados astrofotógrafos do mundo. Bem, eu acho que eles podiam ter escolhido uma foto mais interessante dele para essa poster, mas não deixa de ser uma imagem espetacular.

Spetacular Universe é uma revista especial totalmente voltada para astrofotógrafos, o que é algo um pouco raro. Por isso vale muita a pena. Eu já devo ter olhado muitas de suas imagens dezenas de vezes, mas a gente sempre consegue perceber um detalhe novo e fica sonhando se um dia chegaremos ao níveis dos astrofotógrafos que aparecem na revista.

A revista pode ser adquirida no link abaixo, com o frete fica em 14 dólares (lembrando que revistas não pagam impostos de importação), um preço que vale muito a pena pelo excelente conteúdo, afinal, são mais de 250 fotos excelentes nassuas mais de 100 páginas.

http://www.kalmbachstore.com/as1110501.html



Um grande abraço a todos!

5 comentários:

  1. Fala Rodrigo,
    Descobri o seu blog essa semana, quando estava pesquisando sobre o Bino UpClose 10x50 da Celestron, a propósito, vc me ajudou muito na tomada de decisão, valeu.
    Bom, achei seu blog mt bacana, parece que estamos batendo um papo informal, e sobre um assunto que é difícil encontrar alguém para conversar (pelo menos pra mim).
    Acho que há pouco mais de um ano (depois de ler uma edição da scientific american) comecei a me interessar bastante por astronomia, e tenho adotado este extasiante hobbie a cada dia mais.
    Valeu pelo blog, arrumei um novo companheiro de viagem sideral.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito triste que a Astronomy tenha deixado de circular aqui no Brasil. A nossa sorte é que a Scientific American aborda bastante o assunto.
    Vc sabe dizer o caminho pra comprarmos essa edição especial da Astronomy?

    ResponderExcluir
  3. Valeu Silverton. Devido aos seu pedido do caminho para comprar a revista, eu atualizei o post e coloquei o link lá!

    Uma coisa que vale muito a pena é assinar a Astronomy diretamente no site, dá uma olhada nesse post:

    http://andolfato.blogspot.com/2011/07/chegou-minha-primeira-astronomy.html

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Que legal, vc tem um blog sobre "escrever livros". Tbm tenho um projeto desse. Já cheguei a definir o enredo central de 2, sendo ambos de ficção científica, agora estou em fase de pesquisas pra enriquecer a estória, e tbm de estudo das técnicas literárias.
    Vc conhece o livro: "como escrever um livro" de Ariel Rivadeneira? É muito bom, eu recomendo.
    Bom, na verdade este projeto está temporariamente engavetados, pois a faculdade ta bem puxada, mas tão logo eu encontre um tempinho livre vou reativá-lo.

    Me passa seu e-mail, podemos trocar uma ideias.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, fiz uma pesquisa sobre alguns softwares pra ajudar na localização dos astros, e encontrei algumas recomendações: Cartes du Ciel, Stellarium e Neave Planetarium, um planetário online.
    Vc conhece algum desses? Qual vc recomendaria para um iniciante?

    Abraços.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.