segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vídeo do Tunning do Coronado PST

Eu nunca cheguei a fazer um review do Coronado PST aqui no blog. Primeiro por que não é bom fazer um review de um telescópio como o Coronado PST apenas por ter o tirado da caixa. A primeira observação com o aparelho, principalmente com a ocular que o acompanha, é meio decepcionante, mas a prática e o uso de oculares melhores, tornam o Coronado PST um aparelho emocionante, principalmente quando o Sol começa a se animar pra valer.

Para fotografia a diferença entre a decepção inicial, quando se tenta usar uma câmera qualquer, e a evolução que acompanha a experiência e o uso da câmera correta, é ainda mais acentuada. No final o Coronado PST revelá-se um telescópio difícil, mas extremamente divertido e potente para o seu tamanho.

Ontem resolvi fazer um vídeo que mostra o recurso mais interessante que o Coronado PST possui, o Tunning. É uma roda que envolve o tubo do telescópio e que, quando girada, provoca mudanças no contraste do aparelho, dando mais destaque as manchas, ou ao destaques em volta delas. No vídeo eu girei o tunning do início ao fim e gravei a mudança que ele provoca na imagem solar. O resultado são mudanlças muito interessantes.


Atenção - vídeo feito com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

2 comentários:

  1. Nossa, show de bola..
    Vc comprou este telescópio no brasil? ou comprou junto com o APo?
    Abç
    ;)

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.