terça-feira, 9 de agosto de 2011

4º EBA - Terceiro Dia - Primeira Foto - NGC 3372 - Eta Carinae

Clique na imagem para ver em tamanho grande

Finalmente chegamos ao terceiro dia do Quarto EBA. Onde em minha opinião eu tirei as minhas melhores fotos durante o evento. Eu ja estava me entendendo bem com o programa de autoguiagem, e já estava tomando cuidado com o embaçamento da luneta de guiagem. Sem contar que o alinhamento do telescópio estava excelente.

Logo no começo da noite, eu quis tirar umas fotos da nebulosa Eta Carina, que já estava bem baixa no céu e não ficaria mais do que uma hora em boas condições para ser fotografada. Apontei o telescópio para lá e comecei a tirar frames de 90 segundos. em ISO 1600. Eu poderia até tentar mais tempo de exposição, mesmo sem autoguiagem, mas achei que seria perigoso, pois isso talvez estourasse a área da chámada Nebulosa de Homúnculo (minha parte preferida da nebulosa Eta Carina).
Pode se dizer que tirei essas fotos para brincar mesmo. Eu ja até havia fotografado Eta Carinae outras vezes e a nebulosa não era um dos meus alvos durante o EBA. Mas fiquei muito feliz com o resultado da brincadeira. Clicando na foto e vendo ela em tamanho maior, é possível ver um monte de detalhes que não apareceram em minhas fotos anteriores.

Uma vantagem quando a foto é bem tirada, é que ela não precisa de muito processamento. Ao contrário da foto da Nebulosa Cabeça de Cavalo e de NGC 7000. Não precisei fazer muita coisa para deixar essa foto do jeito que eu gosto (lembrando que não sou muito fã de fotos super-processadas).

Já era hora da janta, então virei o telescópio para uma galáxia próxima. NGC 4945. Resolvi deixar a câmera ligada, tirando frames, enquanto eu jantava tranquilamente. O resultado dessa eu mostro amanhã.


Lembrando que a foto foi tirada com a Canon T2i não-modificada acoplada ao telescópio refrator Orion Premium Ed 102mm sobre a montagem Celestron CG-5GT.

Um comentário:

  1. Estou incrivelmente,admirado pelas fotos que tirou,sou um grande admirador de astronomia e comprei uma luneta usada tasco luminova de 60 mm é realmente é pouca coisa mas em vista de quando era garoto,que passava madrugadas no quintal de minha casa com um brinquedo de 30mm rsrs é algo notavel.Perceber detalhes mesmo que mininos dos planetas é surpreendente.Agora como ele é usado,as lentes estão ate um pouco suja,mas consigo com esforço e com pouco perfeccionismo visualizar os planetas.
    Bem mas voltando,as fotos são belissimas podiamos ter mais pessoas assim admiradores do Ceu.
    Valeu.
    E muito Ceu limpo pra voce.
    Abraço

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.