terça-feira, 5 de agosto de 2014

Sétimo EBA: Running Chicken com telescópio



IC 2944 - Running Chicken Nebula
Alto Paraíso - Goiás - 23 de Julho de 2014
Luminance: 25x360 segundos Bin 1x1 (H-Alpha 7nm - Atik 314L)
RGB: Imagem anterior captada com lente de 135mm
Telescópio: Refrator ED 102mm f7
Montagem: HEQ5
Guiagem - miniguider 50mm e Câmera DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 51
Junção das cores: Fitswork
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

Uma coisa chata durante as noites do EBA é que às sete horas da noite começa a janta. Sim, na maioria das vezes é um saco ter que parar para jantar. Mas felizmente astrofotografia é uma atividade que, se você conseguir ajustar tudo de forma afinada, pode passar até horas longe do telescópio enquanto o equipamento trabalha para você, e, se nada de errado acontecer, quando voltar terá a alegria de encontrar horas de exposição daquela tão sonhada nebulosa. Por outro lado também pode descobrir que cinco minutos após você sair de perto do telescópio a guiagem perdeu a estrela de referência, o notebook ficou sem bateria por que você esqueceu de ligá-lo na energia, um pico de energia fez a montagem desligar e reiniciar, entre outras muitas coisas que que podem acontecer. Por isso, sair de perto do telescópio nem sempre é uma boa ideia.

Mas quando chega a hora da janta, não adianta. Se você não ir fazer a refeição da pousada onde o EBA ocorre, mesmo que ela se limite a caldos e pães caseiros (bem gostosos sejamos justos) pode acabar se rendendo ao cansaço no meio da noite. Por isso, deixar o telescópio fotografando algo, mesmo que nada dê certo, sempre será algo lucrativo (a não ser que chova enquanto você está a 500 metros do seu equipamento).

Na quinta noite do EBA, o céu estava repleto de nuvens, mas o Sul estava aberto e como eu não tinha muito para onde apontar, mirei em Running Chicken novamente, mas dessa vez não com a lente e sim com o telescópio. O resultado é menos campo, mas mais detalhes. Além disso, num campo pequeno as chances das nuvens estragarem a foto é bem menor.

Após jantar, voltei para o telescópio cerca de uma hora e meia depois de deixá-lo fotografando e para minha alegria, apesar do céu estar horrível, o sul ainda estava limpo e o CCD seguia fotografando. Analisei os frames e descobri que quase todos estavam bons. Uma prova de que nem sempre damos azar.

O resultado não é a minha imagem favorita do EBA, mas acho sim que é uma foto legal. É possível ver vários glóbulos de Bok, nuvens escuras de poeira que são uma das marcas registradas de Running Chicken. Está é com certeza uma das nebulosas mais bonitas que existem e voltar a ela, num bom céu e com mais tempo de exposição, certamente valerá a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.