sábado, 2 de agosto de 2014

Sétimo EBA - A alvorada da Barnard 33


Barnard 33 - IC434
Alto Paraíso - Goiás - 27 de Julho de 2014
Luminance: 8x480 segundos Bin 1x1 (H-Alpha 7nm - Atik 314L)
RGB: Imagem anterior captada com DSLR não modificada.
Telescópio: ED 102mm F7
Montagem: HEQ5
Guiagem - Orion Miniguider 50mm e Câmera DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 51
Junção das duas imagens (H-Alpha + Light): Fitswork
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

A Nebulosa Cabeça do Cavalo, catalogada como Barnard 33 e também como IC 434 é uma das Nebulosas mais populares entre os astrofotógrafos. De difícil observação através de visualização por oculares, os tempos maiores de exposição que uma câmera permite em registros fotográficos fazem aparecer formas que encantam os amantes da astronomia, em especial a nebulosa escura, cuja forma lembra a cabeça de um cavalo de um jogo de xadrez.

Cabeça do Cavalo é uma nebulosa fácil de encontrar, na verdade muito fácil. Basta apontar para Alnitak, a estrela mais a oeste das Três Marias, que a nebulosa aparece. Por isso Cabeça do Cavalo foi presença constante em minhas fotos quando a CCD Atik 314L havia acabado de chegar, sendo várias vezes fotografada com Lentes, tanto de 135mm como de 200mm.

Mas faltava uma boa imagem de Barnard 33 feita com a CCD num telescópio. A evolução do uso desta câmera com distâncias focais mais elevadas, produzindo belas imagens aqui da varanda durante o inverno, captando nebulosas até mais pálidas, deixava claro que quando Cabeça de Cavalo começasse a ficar mais alta no céu, antes do amanhecer, ela seria a primeira nebulosa do Braço de Orion a ser registrada.

Eu acabei me antecipando. Aproveitei a boa auto-guiagem durante o EBA e tentei o registro da Nebulosa. Foram apenas oito frames, com oito minutos de exposição, mas o foco perfeito ajudou a uma imagem final que me deixou muito feliz. Para finalizar incluí o RGB de uma imagem que havia feito com a DSLR, em outro EBA, para dar as cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.