quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Orion UK 200mm F4.5 e minhas frustrações

Já faz quase um mês que adquiri o refletor de 200mm da Orion UK. A verdade é que hoje posso dizer claramente que me arrependi da compra. O produto veio com anéis que precisam de um dovetail fora do padrão, só adquirido fora do Brasil. O focalizador que acompanha o telescópio é um desastre. Focalizadores parece destinados a serem o meu motivo de frustração. O do ED de 102mm precisa que eu ajude empurrando ou puxando para se mover, mas pelo menos ele fica alinhado, o que não acontece com este refletor de 200mm. O focalizador simplesmente fica torto.

Uma coisa que poderia ser legal neste telescópio é ele ter um cooler para os espelhos, mas tudo nesse telescópio parece ter o objetivo de dar mais trabalho ao usuário. Ao invés de vir com um plug para encaixar a fonte, vem com dois jacarés, para encaixar em algum tipo de bateria, exigindo mais trabalho e gastos.

Infelizmente tenho que dizer que não recomendaria a compra do refletor de 200mm da Orion UK, a não ser que você esteja só pensando na óptica, mesmo assim, vamos ser sinceros, tenho visto fotos com Skywatcher de 200mm que não ficam nada a dever a este telescópio, mas que vem com focalizadores de qualidade e anéis sem problemas de compatibilidade. Pra mim a diferença de preço entre os dois é dinheiro jogado fora. Na verdade, se custassem a mesma coisa, hoje eu pegaria um tubo da Skywatcher ou Orion.

Fora os problemas acima ainda estou enfrentando os problemas típicos de se ter um refletor de 200mm. O telescópio estava até indo bem sobre a montagem, eu estava quase conseguindo 4 minutos de exposição sobre a HEQ5, quando começou a temporada dos ventos. Acredito que até ter uma montagem mais robusta ou fechar a varanda, imagens de céu profundo vão ser improváveis com o aparelho.

Na última semana chegou um extensor focal, uma espécie de barlow, que aumenta a distância focal do telescópio em 5 vezes. Com este acessório eu devo iniciar algumas imagens da Lua. Mas vale lembrar que minhas câmeras não são as mais adequadas para este trabalho.

Nebulosa da Águia, com 29 frames de 3 minutos. As estrelas tiveram que ser corrigidas com processamento digital, para ficarem mais redondas. A imagem certamente ficaria melhor se a guiagem estivesse mais firme e o vento não atrapalhasse tanto.

Uma boa notícia é que conversei com o Caleidocosmo e parece que eles farão a troca do focalizador. Vamos torcer para que a próxima peça seja melhor do que a atual.

6 comentários:

  1. Poxa vida Rodrigo, lamento profundamente. Dá pra sentir sua frustração lendo seu relato, que pena. Eu tenho o SKW 200 numa EQ5 mas tenho a NEQ6 também, só que me mudei e ainda não pude me aventurar devido ao local e tarbalho sem falar do tempo que anda feio aqui pelo Sul. Mas vou lembar de cada palavra que escreveu e já percebi que não vai ser muito fácil eu ter bons resultados com esse setup e sei que devo ter paciência acima de tudo.
    Obrigado pelas dicas e espero que com o tempo consiga resolver seu problema.
    Cadore.

    ResponderExcluir
  2. Que pena isso Rodrigo. Eu mesmo paquerei esse ota... Agora fiquei com uma dúvida lendo seu relato: cogitei vender meu dob e comprar esse ota Skywatcher... Será que é muito pra cg5?http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/otanewt200f4-detail

    ResponderExcluir
  3. http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/otanewt200f4-detail

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo. Lendo seus comentários com relação ao telescópio fiquei com um pé atrás da orelha, pois eu estava entusiasmado a comprá-lo, inclusive li bons comentários em fórum internacional sobre ele. O modelo que eu iria comprar seria o Orion UK 200mm - F6, sei que ele é mais comprido e pesado do que o seu e precisa de uma excelente montagem, principalmente se for usado para astrofotografia.
    Agora se puder me responda: A ótica dele é realmente muito boa, mesmo com tudo o problema que você encontrou, vale a pena comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Marcelo, eu meio que desisti dele para DSO, estou com o ED de volta na HEQ-5, mas vou usar o refletor para fotografia planetária quando puder, e lunar, pois comprei um extensor focal de 5x. Vamos ver o que vira.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.