Quinta feira passada chegaram os anéis para suporte do novo telescópio, um refletor de 200mm da Orion UK. Eu gostei muito do que vi quando abri a caixa, os anéis eram brancos e pareciam ter a medida exata do telescópio, conforme especificação. Instalei os anéis no telescópio e apertei os parafusos até o final, mas para minha tristeza, os anéis ficaram com folga.
Felizmente esse não é dos maiores problemas que podem existir. Certamente seria pior se os anéis fossem menores, e a diferença entre os tubos foi bem pequena e acho que vai ser fácil resolver. Temporariamente resolvi enrolando o tubo numa um toalha, mas estou esperando chegar uma fita PVC para preencher a folga.
E com a toalha cobrindo o telescópio, o refletor estreou este fim de semana. Ao colocar o tubo sobre a montagem tive que pela primeira vez usar o segundo contra-peso que vem com a HEQ-5 (A CG-5, para quem não sabe, só vem com um). Mesmo assim, achei que ficou bem firme. Logo vi que o balanceamento de um refletor é mais complexo. Como a câmera de captura está na lateral do tubo e não no fim, como num refletor, o peso dela afeta no balanço do equipamento e encontrar o balanço ideal para este telescópio vai ser um desafio.
Acredito que a guiagem funcionou de forma bastante deficiente principalmente devido ao balanço do setup nào ser o adequado. Infelizmente eu estava conseguindo frames de apenas cerca de 90 segundos de forma aceitável, sendo que com o Refrator ED eu já conseguia até 5 minutos tranquilamente.
Colimar o telescópio, diga-se de passagem, é um troço chato pra caramba. Felizmente eu estava com uma ocular Cheshire. Sem esse acessório acho que eu teria apanhado muito na colimação. Uma coisa que mae chateou é que, olhando pela ocular, eu não conseguia alcançar os parafusos na base do telescópio, para alinhar o espelho primeiro, o que me obrigava a ajustar por tentativa e erro e sempre dar uma volta depois. Felizmente eu acho que não devo demorar para pegar o jeito da coisa.
Os alvos do fim de semana foram do chamado catálogo COM (Catálogo de Objetos Manjados), as conhecidíssimas Nebulosa da Águia e da Lagoa. Normal para uma primeira vez com um telescópio. Eu tive que enfrentar erros de acompanhamento, frames curtos, foco precário devido a ter usado um conector inadequado e não sei se a colimação está boa. Os resultados finais, entretanto não podem ser chamados de feios. É um bom começo. Pena que no domingo, apesar do meu ânimo, o céu nublou muito e segue fechado ainda hoje.
Nebulosa da Águia, capturada na noite de sábado, com 40 frames de 2 minutos e mais 40 de 1 minuto |
Nebulosa da Lagoa, capturada na sexta-feira, com frames de 3 minutos. Essa foi oficialmente a primeira imagem com o refletor. O acompanhamento estava péssimo e foi corrigido no processamento. |
O refletor sobre a HEQ-5. Não! A toalha não é por causa do frio, mas pela folga nos anéis. |
Amigo, você usa filtros? Como você consegue exposições de vários minutos dentro de Brasília? Minha cidade tem pouco mais de 5 mil habitantes na área urbana, moro fora do centro, e qualquer exposição com mais de 30 segundos em ISO 1600 o céu começa a ficar marrom...
ResponderExcluirSim Paulo, eu uso um filtro H-alpha de 7nm, incluído entre os chamados filtros de banda estreita. Ao contrário dos filtros anti-poluição luminosa normais, que tentam bloquear alguns tipos específicos de luz, os de banda estreita só deixam passar um tipo de emissão, bloqueando todo o resto, sendo muito mais eficientes contra a poluição luminosa.
ExcluirEntendi Rodrigo. Como estou fotografando com a Canon 60D mais a lente EF 100mm f/2.8 Macro USM, tudo na Celestron CG5, eu estava pensando em comprar um daqueles clip filter para poluição luminosa da Astronomik: http://www.optcorp.com/astronomik-cls-light-pollution-filter-canon-eos-aps-clip.html Será que é uma boa ou há opções mais interessantes?
ExcluirEm tempo: filtros de banda estreita produzem bons resultados em DSLR não modificadas? Eu pensei nos clip filters porque me permitiram usá-los mesmo com lentes EF. Já os ditos "normais", de 1,25" e 2" só com telescópio né? Além do CLS, a Astronomik também tem UHC, OIII, H-Alpha, H-Beta, SII... Seria um investimento bacana?
Excluir