segunda-feira, 2 de junho de 2014

Primeiras Luzes do Refletor de 200mm

Quinta feira passada chegaram os anéis para suporte do novo telescópio, um refletor de 200mm da Orion UK. Eu gostei muito do que vi quando abri a caixa, os anéis eram brancos e pareciam ter a medida exata do telescópio, conforme especificação. Instalei os anéis no telescópio e apertei os parafusos até o final, mas para minha tristeza, os anéis ficaram com folga.

Felizmente esse não é dos maiores problemas que podem existir. Certamente seria pior se os anéis fossem menores, e a diferença entre os tubos foi bem pequena e acho que vai ser fácil resolver. Temporariamente resolvi enrolando o tubo numa um toalha, mas estou esperando chegar uma fita PVC para preencher a folga.

E com a toalha cobrindo o telescópio, o refletor estreou este fim de semana. Ao colocar o tubo sobre a montagem tive que pela primeira vez usar o segundo contra-peso que vem com a HEQ-5 (A CG-5, para quem não sabe, só vem com um). Mesmo assim, achei que ficou bem firme. Logo vi que o balanceamento de um refletor é mais complexo. Como a câmera de captura está na lateral do tubo e não no fim, como num refletor, o peso dela afeta no balanço do equipamento e encontrar o balanço ideal para este telescópio vai ser um desafio.

Acredito que a guiagem funcionou de forma bastante deficiente principalmente devido ao balanço do setup nào ser o adequado. Infelizmente eu estava conseguindo frames de apenas cerca de 90 segundos de forma aceitável, sendo que com o Refrator ED eu já conseguia até 5 minutos tranquilamente.

Colimar o telescópio, diga-se de passagem, é um troço chato pra caramba. Felizmente eu estava com uma ocular Cheshire. Sem esse acessório acho que eu teria apanhado muito na colimação. Uma coisa que mae chateou é que, olhando pela ocular, eu não conseguia alcançar os parafusos na base do telescópio, para alinhar o espelho primeiro, o que me obrigava a ajustar por tentativa e erro e sempre dar uma volta depois. Felizmente eu acho que não devo demorar para pegar o jeito da coisa.

Os alvos do fim de semana foram do chamado catálogo COM (Catálogo de Objetos Manjados), as conhecidíssimas Nebulosa da Águia e da Lagoa. Normal para uma primeira vez com um telescópio. Eu tive que enfrentar erros de acompanhamento, frames curtos, foco precário devido a ter usado um conector inadequado e não sei se a colimação está boa. Os resultados finais, entretanto não podem ser chamados de feios. É um bom começo. Pena que no domingo, apesar do meu ânimo, o céu nublou muito e segue fechado ainda hoje.

Nebulosa da Águia, capturada na noite de sábado, com 40 frames de 2 minutos e mais 40 de 1 minuto




Nebulosa da Lagoa, capturada na sexta-feira,  com frames de 3 minutos. Essa foi oficialmente a primeira imagem com o refletor. O acompanhamento estava péssimo e foi corrigido no processamento.

O refletor sobre a HEQ-5. Não! A toalha não é por causa do frio, mas pela folga nos anéis.


4 comentários:

  1. Amigo, você usa filtros? Como você consegue exposições de vários minutos dentro de Brasília? Minha cidade tem pouco mais de 5 mil habitantes na área urbana, moro fora do centro, e qualquer exposição com mais de 30 segundos em ISO 1600 o céu começa a ficar marrom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Paulo, eu uso um filtro H-alpha de 7nm, incluído entre os chamados filtros de banda estreita. Ao contrário dos filtros anti-poluição luminosa normais, que tentam bloquear alguns tipos específicos de luz, os de banda estreita só deixam passar um tipo de emissão, bloqueando todo o resto, sendo muito mais eficientes contra a poluição luminosa.

      Excluir
    2. Entendi Rodrigo. Como estou fotografando com a Canon 60D mais a lente EF 100mm f/2.8 Macro USM, tudo na Celestron CG5, eu estava pensando em comprar um daqueles clip filter para poluição luminosa da Astronomik: http://www.optcorp.com/astronomik-cls-light-pollution-filter-canon-eos-aps-clip.html Será que é uma boa ou há opções mais interessantes?

      Excluir
    3. Em tempo: filtros de banda estreita produzem bons resultados em DSLR não modificadas? Eu pensei nos clip filters porque me permitiram usá-los mesmo com lentes EF. Já os ditos "normais", de 1,25" e 2" só com telescópio né? Além do CLS, a Astronomik também tem UHC, OIII, H-Alpha, H-Beta, SII... Seria um investimento bacana?

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.