domingo, 12 de agosto de 2012

QUINTO EBA - Terceiro Dia - Galáxia NGC 300

 Galáxia NGC 300
Alto Paraíso - Goiás - 21 de Julho de 2012
Exposição 9x180 segundos ISO 1600
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+8 darks)
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

Depois de uma pequena pausa nas fotos do Quinto EBA, deixo aqui a única imagem feita com a Canon T2i modificada na terceira noite do evento. Depois de ver que eu não estava me entendendo com a DBK41 naquela noite, resolvi mudar para a Canon. Mas é complicado mudar de setup no meio da madrugada. Além disso, como disse nos posts anteriores, eu havia dormido muito pouco e estava muito cansado naquele momento.

Mandei o Go-TO do telescópio seguir para NGC 300, uma enorme galáxia da Constalação do escultor, muito parecida com M33. Eu tirei apenas 9 frames da Galáxia antes que o céu ficasse bastante nublado, quase às três da manhã. Tirei alguns darks frames e como o céu permaneceu nublado, achei que era um bom momento para ir dormir. E foi o que fiz. Acreditei que com a minha sorte assim que desmontasse o telescópio o céu ia abrir e ficar maravilhosamente estrelado, mas quem ficou acordado me contou no dia seguinte que as coisas não melhoram. Então ainda bem que fui dormir.

A foto não ficou boa como outras feitas neste EBA, com apenas nove frames, alinhamento deficiente e ISO 1600 o ruído foi bastante elevado. Esse é decididamente um objeto ao qual quero voltar, com mais calma e menos sono.

Um comentário:

  1. Rodrigo eu já estou sem palavras para elogiar rsss... mudando um pouco o assunto pra fazer os darks vc desfoca a câmera e claro sem nenhuma estrela pra atrapalhar fica prontinho. Boa ideia essa.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.