quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nebulosas da Águia (M16) e do Cisne (M17) fotografadas com uma antiga lente de 135mm, do Águas Claras

Wide Field Via Láctea - M16 e M17
Brasília - Distrito Federal - 08 de Agosto de 2012
Exposição 80x45 segundos ISO 800
Canon T2i modificada - EQ-1 Motorizada
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+20 darks e 20 Flats)
Pós-Processamento - Photo Shop 4.0


Trago a vocês mais uma imagem feita da varanda do apartamento com a Canon T2i modificada e com a EQ-1 recentemente adquirida. Mas com uma novidade, dessa vez foi utilizada uma lente de 135mm da Nikon, emprestada pelo Sandro Rosa, do CASB. Trata-se de uma lente muito antiga, provavelmente com mais de 30 anos, comprada pelo Sandro por cerca de 70 dólares. Uma curiosidade, ela originalmente foi feita para câmeras Nikon, mas hoje só pode ser usada em câmeras da concorrente Canon, através de um adaptador.

Apesar de ser uma lente muito antiga, ela estava em ótimas condições. Parece que muitos astrofotógrafos apreciam adquirir lentes antigas mas em boas condições, afinal, para Astrofotografia você não vai fazer questão de foco automático ou estabilizador de imagens, melhor dizendo, essas coisas não servem pra nada em Astrofotografia.

Essa lente vai ficar comigo até o meio de setembro, quando eu deverei ir para um local sem poluição luminosa e, se as nuvens deixarem, devo tirar algumas fotos legais com ela e minha 18x55mm. Enquanto isso, no próximo final de semana, pretendo fazer umas imagens de céu profundo com a DBK41 e voltar a fotografar o Sol.

Na imagem acima, mais uma vez usei os flats frames feitos tirando-se a lente do foco e fazendo flats com o mesmo tempo de exposição e ISO dos light frames. Mais uma vez funcionou maravilhosamente, eliminando já no empilhamento feito pelo Deep Sky Stacker toda a vinhetagem gerada pela poluição luminosa no Águas Claras.

2 comentários:

  1. Espetacular o trabalho que vc anda realizando Rodrigo. Sou grande fã das suas imagens, e sua evolução na astrofotografia esta a olhos vistos.
    Esses dias, o Edison aqui de sp, que foi para eba, me ligou e falou muito bem de vc e de todos ai de Brasilia, que o evento é muito bem organizado. Espero poder ir o ano que vem, ou no minimo no enast.
    Abração e parabéns pelo blog que esta fantástico, com informações excelentes
    palleze

    ResponderExcluir
  2. Valeu Palleze!! Manda um abraço para o Edison. Eu vou ficar muito feliz se vocês vierem para Brasília no próximo ano, principalmente para o ENAST. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.