sábado, 30 de junho de 2012

O Sol Hoje - 30 de Junho de 2012 - E um pouco sobre câmeras coloridas e monocromáticas para Astronomia

O Sol com a monocromática DMK21AU02.AS de resolução 640x480
A mesma área com a DBK41AU02.AS, com resolução de 1280x960.

 Hoje foi dia de fotografar o Sol. Peguei a DMK21 e a DBK41, o PST modificado e fui para a varanda ficar um bom tempo fotografando a nossa estrela. Confesso que teve um momento em que estressei. É incrível que mesmo com o céu com pouquíssimas nuvens elas insistem em ficar na frente do Sol. São Pedro gosta mesmo de tirar uma comigo.

Posso dizer que o resultado mostra que querer comparar a DMK21 com a DBK41 para fotos solares é uma luta inglória. Em banda estreita o desempenho da câmera monocromática (DMK) é muito superior ao da colorida. É claro, se eu não tivesse a DMK, a DBK seria até uma câmera legal para tirar fotos do Sol em H-Alpha, mas com uma câmera monocromática nas mãos isso fica meio sem sentido. A não ser que se queira fazer um post em seu blog para comparar as duas.

Devo lembrar a quem não está entendendo, que a diferença entre uma câmera monocromática e uma colorida é que a câmera colorida utiliza cada 3 pixels do seu sensor para dizer a um pixel qual cor ele devera ter. Na verdade todos os sensores da câmera colorida são capazes, como na monocromática, de dizer apenas o nível de luz que está recebendo. Mas a câmera colorida designa um terço de seus sensores para dizer o nível de luz verde recebida, um terço para a luz azul e o restante para a luz vermelha e depois faz uma interpolação entre os pixels, gerando uma imagem 3 vezes menos sensível do que se cada pixel tivesse apenas a função de dizer qual o nível de luz naquele ponto, como ocorre nas câmeras monocromáticas.

Sim, câmeras monocromáticas serão sempre superiores a câmeras coloridas. Mas então porque quase toda câmera astrofotográfica além de modelo monocromático também possuí o modelo colorido? A resposta é porque câmeras monocromáticas são mais complicadas de se usar. Você é obrigado a gerar três imagens monocromáticas para conseguir uma imagem colorida. Em cada uma dessas imagens monocromáticas você terá que colocar um filtro entre o objeto e o sensor da câmera. Para isso também precisará de uma roda de filtros. Esse equipamentos adicionais não costumam ser baratos e acrescentam ainda mais peso ao seu setup. Não será só na captação que o trabalho será triplicado, mas também no processamento. Em resumo, Astrofotógrafos adquirem câmeras coloridas simplesmente por praticidade, quando não possuem tempo nem ânimo para o trabalho que é tirar fotos monocromáticas e depois juntá-las.

Pelo que tenho percebido, a diferença de qualidade entre uma câmera colorida e uma monocromática varia de acordo com o seu alvo. Para a Lua e objetos de seu profundo fotografados em suas cores reais a diferença existe, mas é menor. Para planetas essa diferença aumenta consideravalmente, embora hajam excelentes fotos planetárias feitas com câmeras da Imaging Source Coloridas por astrofotógrafos muito bons. Já para imagens de objetos de céu profundo captadas com filtros de banda estreita (conhecidos como corres mapeadas, estilo Hubble) e para o Sol em H-Alpha essa diferença é grave. Há muito poucas boas fotos do Sol em H-Alpha feitas com câmeras coloridas.

Há quem diga que eu não devo falar mal da DBK41, porque eu devo por essa câmera a venda daqui alguns meses. Mas eu não sou de ficar baseando meus comentários por meus interesses. A DBK41 tem pontos fortes e suas vantagens, eu gostei muito dela para DSO's e ela é uma câmera de autoguiagem superior a DMK21. Mas não devo me abster de dizer aqui seus defeitos. A imagem feita pela DBK41 ficou até legal, mas fica claro que a DMK21, mesmo com quatro vezes menos resolução, consegue mostrar muito mais detalhes. Imagina se a Bright Star tivesse me mandado a DMK41? A imagem com a câmera colorida foi feita com o auxilio de uma Barlow de 2x, para que os campos se equivalessem.

Termino este post com uma imagem de uma erupção espetacular que surgiu no Sol hoje, que eu não poderia deixar de captar com a DMK21AU02.AS

Um grande abraço a todos!


4 comentários:

  1. Poxa vida Rodrigo ótimas capturas héin, parabéns. e o texto como sempre "o melhor que nós temos", como costuma dizer um tio meu. A cada post seu é um aprendizado novo, um incentivo as iniciantes e um colírio para os olhos dos admiradores e simpatizantes da área. Fora de série essa última imagem, fechando com chave de ouro.

    ResponderExcluir
  2. Qual filtro com H-Alpha você tem utilizado para fotografar os flames do SOL ? Abraços

    ResponderExcluir
  3. Samy, usei um filtro H-alpha específico para o Sol (não confundir com aqueles usados para ver Nebulosas). Na verdade usei um telescópio como o do link abaixo, que possui este filtro:

    http://www.meade.com/product_pages/coronado/scopes/pst.php

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.