sábado, 16 de junho de 2012

Chegaram novos equipamentos, mas Bright Star pisa na Bola

A DBK41 enviada pela Bright Star no lugar da DMK41

Finalmente uma compra que fiz em novembro passado chegou em casa. Está compra pode muito bem entrar para o rol de compras mais sofridas da história da internet. 

Em novembro do ano passado, num ataque de empolgação, comprei da Loja Bright Star, de Portugal duas câmeras da Imaging Source, uma DMK21 e uma DMK41. As duas Câmera são aparentemente idénticas, mas com duas grandes diferenças. A DMK21 tem resolução de 640x480, mas grava a 60 frames por segundo. Já a DMK41 tem quatro vezes mais resolução, 1280x960, mas devido às limitações da entrada USB 2.0 só consegue gravar a 15 frames por segundo. A ideia era que as duas câmera se completassem. Sendo a DMK21 para fotos planetárias e detalhes do Sol e a DMK41 para imagens do disco solar completo e até algumas tentativas de céu profundo. A DMK21 também serviria de autoguiagem para a sua irmã maior, que por sua vez seria a autoguiagem da Canon T2i.

A compra totalizou mais de mil Euros e deveria chegar em pelo menos dois meses, mas nunca chegou. Ela foi "extraviada" pelos Correios. Afinal, uma caixa pequena, com uma nota dizendo que custou mais de mil Euros é algo que chama a atenção não é? E infelizmente os Correios se tornaram a pior instituição desse pais, tão confiáveis quanto uma raposa no galinheiro.

 A confirmação do extravio levou meses, demorou tanto que quando a BrightStar foi mandar a outra câmera a minha mãe estava prestes a ir para Portugal. Sem confiança alguma nos correios, pedi então para que a loja portuguesa mandasse a encomenda para onde a minha mãe ia ficar, e ela traria a compra para mim. Eu já até tinha comprado uma DMK21 e por isso pedi para a BrightStar que não me mandasse essa câmera outra vez, e que eu gostaria de comprar outros equipamentos pelo valor dela, o que felizmente foi atendido e eu pude trocar a DMK21 por vários filtros que hoje e no futuro me serão muito úteis, além de uma roda de filtros. Já a DMK41 eu fazia questão de manter no pedido.

Minha agora respeitável coleção de filtros, mais a roda para 5 filtros.


Minha mãe voltou de Portugal semana passada e eu não demorei a pedir para que ela me mandasse a compra por Sedex. A compra chegou quinta-feira, mas com uma grande decepção. A Bright Star mandou a câmera errada. Ao invés da monocromática DMK41 eles mandaram a DBK41, que é Colorida.

Receber uma câmera colorida no lugar de uma monocromática pode não parecer ruim para quem não entende de astrofotografia, mas é sim. Tudo bem! Tem a facilidade de tornar a captura mais rápida e o setup mais leve, mas a sensibilidade de uma câmera monocromática é muito maior, por que ela não faz a interpolação de cada 3 pixels para gerar outro colorido.

Alguns amigos me sugeriram devolver a câmera e trocar por uma DMK41, mas eu decidi ficar com ela. A troca seria longa e trabalhosa. A DBK41 pode ser uma câmera interessante e com algumas vantagens. Eu também pretendo usar ela para fotografia de céu profundo. Já vi algumas imagens feitas com ela e achei muito interessantes, sendo que essas imagens poderiam ter sido muito melhores se tivessem sido mais bem trabalhadas. A DBK 41 também será uma excelente câmera de Autoguiagem e vi muitas fotos lunares excelentes com ela. Alem disso, eu tenho algumas ideias sobre processamento que podem me ajudar a conseguir boas imagens solares com ela. 

Só o tempo dirá  o que conseguirei com essa câmera. Mas afinal, eu faço astrofotografia é por diversão e ter uma câmera pouco conhecida nas mãos de um astrofotográfo tão empolgado como eu pode ser uma grande oportunidade.

Fiquei muito feliz com os filtros. Posso dizer que tenho agora uma senhora coleção. Posso até dizer que tenho o kit completo para Astrofotografia. Chegaram o kit LRGB, mais um filtro CLS (para poluição luminosa), um OIII e um SII, que junto com o meu H-Alpha poderão fotografar em cores mapeadas. Além é claro de uma roda de filtros para 5 filtros. Agora eu preciso muito de uma câmera CCD monocromática dedicada para Astrofotografia de céu profundo, mas devido as minhas condições financeiras estarem bem precárias esse ano, devido a nova morada e a nova moradora, essa câmera deve aparecer só ano que vem. Até lá vou brincando ao máximo com o que tenho em mão no momento, que é já um setup bem respeitável.

Com uma DMK21 na autoguiagem e uma DBK41 na câmera principal posso até conseguir interessantes fotos de céu profundo. O filtro CLS deve ajudar em fotos tiradas do meu apartamento.

2 comentários:

  1. Fala Rodrigo, como vai?
    Poxa, que pena. Mas tenho certeza que tu vai realizar otimas imagens com este setup.
    As vezes uso uma SPC900NC em modo BW e com filtros. Nao fica 100$, mas acho o resultado muito interessante. vale a pena testar.
    Vou esterar um post seu sobre essa roda de filtros e esses filtros... estou pretendendo adquirir este mesmo setup pra minha HX916.
    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo,

    Achei o teu blog entre alguns poucos sobre Astrofotografia no Brasil, e me não canso de me surpreender com a qualidade do trabalho que vocês que são pioneiros na astrofotografia vem conseguindo fazer com tamanha dificuldade para aquisição de equipamentos. Meu interesse por astronomia visual vem desde os 13 anos (hoje tenho 42). Mais recentemente comecei a me interessar muito por astrofotografia com DSLR. Minha dúvida depois de ler o seu blog é se eu continuo com minha idéia de trazer a montagem de fora, em uma viagem (pensei na Ioptron EQ45, comentada e testada aqui: http://www.rkastro.net/ioptron_ieq45_review.html) ou se encomendo a EQ5 ou EQ6 da skywatcher pela astroshop. Não sei se estas duas últimas montagens têm faixa de latitude compatível com minha localização (João Pessoa, -7 graus), mas a Ioptron EQ45 vai de 5-70 graus, portanto sem problemas para Paraíba. Eu irei comprar minha câmara (pretendo comprar a Canon Rebel T4i) fora do país, e li com atenção seu post sobre a compra na adorama. Se você puder me falar como foi na aduana ao chegar no Brasil, agradeço (teve que pagar imposto?). Também gostaria de saber se pode me dar uma opinião sobre o telescópio que penso em comprar que é o Orion EON 120mm f/7.5 ED (http://www.telescope.com/Telescopes/Refractor-Telescopes/Orion-EON-120mm-f75-ED-Apochromatic-Refractor-Telescope/pc/-1/c/1/sc/10/p/9925.uts). Sei que são muitas dúvidas, mas como sei que você também tem paixão pelo assunto, espero que não seja abusar da sua boa vontade. Você estará no V EBA?

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.