sábado, 16 de junho de 2012

Fim de pesquisa - Leitores do Blog elegem a marca Orion a melhor entre as populares

Terminou uma pesquisa que deixei por cerca de um mês no Blog. Perguntei aos leitores  qual era a sua marca favorita, entre aquelas mais populares de equipamentos astronômicos. A venceradora foi a Orion, com 29% dos votos, seguida de perto pela Celestron, com 25%. 

Fiquei feliz pela vitória da Orion, até por que votei nesta empresa, que praticamente nunca me desapontou com a qualidade de seus equipamentos, que, embora baratos quando comparados a marcas como Televue e Vixen, não deixam a desejar em termos de qualidade. Eu já tive dois telescópios da Orion (o atual ED de 102mm e o Refrator Acromático de 90mm) e fiquei satisfeito com o custo benefício de ambos. Também tenho uma Barlow dessa sempresa, a Barlow 2x Short, que considero excelente.

A decepções foram a Meade e a GSO. A meade é uma marca respeitada, com uma gama de produtos de número muito superior ao da Orion, mas só recebeu 8% dos votos, ficando na lanterna. Outra que decepcionou foi a GSO. Tão popular através do Armazém do Telescópio, só teve 10% dos votos. A Sky-Watcher, ficou numa posição intermediária entre as participantes, com 14%. Já 10% dos votantes escolheram outras marcas (me pergunto quais seriam).

Lembrando que a pesquisa não tem qualquer valor científico. É apenas uma curiosidade entre os leitores deste blog.

4 comentários:

  1. Pois é perdi a votação rsss... tenho tele Sky-Watcher e acessórios Celestron mas minha Barlow 2X da celestron acho estranha pois fica tudo muito escuro mas como é a primeira vez que uso vou pesquisar bem e adquirir outra, talvez seja a qualidade mesmo que não ajuda. Mas sua pesquisa vale sim Rodrigo já é uma indicação apesar de que preferência é preferência.

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil adquirir um telescópio de qualidade para os inexperientes. Muitos compram os mais bonitos. Outros veem galáxias coloridas por computador e pensam que é possível vê-las com aquela riqueza de detalhes. Minha sugestão é que faça um estudo sério sobre pegadinhas de vendedores para enganar os inexperientes e exemplos de telescópios mal construídos, se já não fez. Ajudaria bastante.
    Boa noite, Aldivino Renuza, Ourinhos-Jacarezinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma grande verdade, sem falar que pelo preço dos equipamentos quem cair nessas pegadinhas rsss.... ou tem sobrando ou é muito burro, mas acontece. Comprei esse SW 200mm
      porque estava a venda aqui próximo de minha cidade e fui buscá-lo então ganhamos eu e o vendedor pelo transtorno e gastos com envio. Mas o que quero mesmo é para céu profundo, pensei em vender este mas vou ficar pois gosto e faço bastante uso dele. Tem muita matéria e blogs bons como este por exemplo na internet basta ter paciência e saber escolher o que vai realmente querer fazer, pesquisar é fundamental. Abraço escritoalimpo.

      Excluir
  3. Na minha opinião, Órion e Celestron além também de serem boas marcas, ganharam maior votação talvez por serem os que mais tem modelos disponíveis no Brasil. No Armazém tem apenas um dob GSO 10", um ótimo produto, os outros 8 modelos são Órion, também telescópios muito bons. Já na Astroshop predomina uns 80% Celestron (inclusive caros). Uma visão geral é que as marcas SkyWatcher, GSO e Meade no Brasil existem praticamente só com grandes aberturas, já Órion e Celestron temos uma variedade bem maior disponível no mercado nacional.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.