sexta-feira, 11 de maio de 2012

A impressionante imagem da Nebulosa Eta Carina feita pelo Hubble - 500 megapixels

Um pequeno pedaço da imagem, quando ampliado, mostra detalhes incríveis, como este, da nebulosa Caterpillar

Posts com astrofotos que não são minhas, ou pelo menos de outros astrofotógrafos amadores, não são o foco desse blog, mas uma imagem postada pelo Marcio Schinkoeth, na comunidade "Astronomia!" no Orkut, me impressionou. Trata-se de uma imagem de Eta Carinae feita pelo Hubble, uma foto com simplesmente mais de 500 megapixels, tamanho suficiente para você fazer um poster do tamanho de uma parede.

Ver a foto na tela de seu computador é uma viagem. Dando zoom para ver mais mais de perto você vai se deparar com objetos interessantíssimos. É impressionante como os detalhes surgem quando você aumenta a imagem, como mostrado na montagem acima. É com certeza uma das fotos mais legais que já vi.

Para ver a imagem em alta resolução você deve clicar no link abaixo, mas não tente abrir a foto no seu navegador. Ele provavelmente vai dar erro ou vai abrir só uma parte da foto. Clique com o botão direito do mouse no link e depois em "Salvar link como". Depois que o download terminar, você pode abrir em qualquer bom visualizador. 

4 comentários:

  1. Essa nebulosa Caterpillar, parece uma Tardigrada.
    Muito boa a foto!

    ResponderExcluir
  2. Pareça com as fotos q eu tiro com minha camera kkkkkkkk
    nem brincado eu chego as pes do hubble. E uma bela imagens sem mais cometario

    ResponderExcluir
  3. quando telescopios para gente comum vão ter esse poder? ahuauhauha

    ResponderExcluir
  4. Baixei a foto aqui, enorme mesmo, fiz uma regrinha de 3 aqui, parece ter 9 metros de comprimento, maior que muitos outdoors, mas acredito que a foto original deva ser ainda maior, incrível, valeu Adolfato!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.