segunda-feira, 19 de março de 2012

O Sol no fim de Semana - A estreia da DMK21

A pequena DMK21AF04.AS

As manchas 1435 e 1434 não são tão espetaculares como as 1429 e 1430 da semana passada, mas ainda são bem legais.

Finalmente chegou uma câmera DMK, da Imaging Source, aqui em casa e agora eu poderei tirar fotos realmente boas do Sol. Mas acredite, esta não é uma das DMKs que eu pedi da BrightStar em novembro passado. Dessa eu já recebi a confirmação dessa maravilhosa instituição chamada Correios, de que as câmeras foram estraviadas. Eu já suspeitava disso faz algum tempo, por isso acabei pedindo uma DMK21AF04.AS da OPT. Agora vou pedir o reembolso da minha compra com os Correios.

Mas esqueça-mos dos problemas. A DMK21 é uma câmera fabulosa, é realmente outro mundo ter uma câmera dessas nas mãos. Acredito que as fotos deste post já mostram isso. E olha que a captação foi sobre condições péssimas. As fotos foram tiradas à uma da tarde. Eu tive que levar o equipamento para a varanda, e o Sol estava muito forte, por isso estava praticamente impossível ver a imagem do Sol na tela do computador, o que tornou as configurações bem complicadas. Eu tentei improvisar com um lençol, mas ficou muito quente dentro e acabei até pingando suor no sensor da câmera ao trocar uma lente. Para mim a condição ideal para fotografar o Sol é protegido atrás de uma janela, que impede o excesso de luz de entrar no ambiente, trazendo conforto e boa visibilidade da tela do computador para ajustar as configurações. Eu teria tido isso às nove da manhã, mas o céu estava muito nublado neste horário, só consegui um pouco de Sol quando ele estava no Zênite. Eita epocazinha difícil essa das chuvas.


Eu demorei um pouco para me entender com fotografias da borda solar, mas muitas imagens interessantes devem vir em breve.
 


Feita a partir de uma única filmagem, sem o uso de mosáico, acho impressionante se conseguir uma imagem dessas com uma câmera com resolução de 640x480.


3 comentários:

  1. Geovane, usei um filtro H-alpha. Na verdade trata-se de um telescópio solar, chamado Coronado PST, que possui esse filtro. Esse telescópio foi modificado para se adaptar a um Refrator Ed de 102mm.

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe po tantas peguntas e porque na minha cidade nao ha astronomos

    e e procuro convesar na net com pessoas assim eu tenho 18 anos mais a astronomia sempre me fasinol.
    Sou entermediario na astronomia. Mais veu a atençao. Flw

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.