terça-feira, 29 de julho de 2014

Voltando no Sétimo Encontro Brasileiro de Astrofotografia

Foto não-oficial do evento, feita por Marcelo Domingues


Mais uma vez eu retorno de um EBA, o Encontro Brasíleiro de Astrofotografia. Foi o sétimo evento e o quarto consecutivo do qual eu participo. Mais uma vez volto com a sensação de que poderia produzir mais, mas algumas escolhas erradas, muitas nuvens e até alguma chuva, atrapalharam um pouco.
 
Vamos a algumas consideração sobre minha produtividade no evento:
 
Maior Alegria: Ver a guiagem trabalhando super bem, me permitindo frames de até 12 minutos de exposição com o ED.
 
Maior frustração: Não ter fotografado o cometa Jacques, que estava super visível antes do amanhecer. Eu havia planejado para o último dia, mas uma combinação de céu ruim, frio excessívo e o fato de que no dia seguinte eu teria que dirigir de volta, me fizeram ir pra cama antes do cometa aparecer.
 
Melhor combinação de setup: O Refrator ED de 102mm com a Atik foi uma decepção no ano passado, quando eu tentei fazer fotos de galáxias, mas este ano, com filtros de banda estreita, consegui algumas imagens realmente interessantes com este equipamento. A Atik com a lente de 200mm FD também merece uma menção honrosa, a melhor foto do EBA foi com esta combinação, que só não foi a vencedora porque, por incrivel que pareça, a câmera DBK41 estava guiando melhor com o miniguider da Orion de 50mm guiando o ED de 102mm do que quando eu colocava o próprio ED para guiar a lente.
 
Pior combinação de setup: O Refletor de 200mm sobre a montagem HEQ5 teve muitos problemas, pior que não foi o vento, nem a guiagem, mas o foco que estava terrível. Depois eu descobri que foi a vibração dos ajustes que eu fiz no tripé que fizeram o telescópio descolimar, por isso eu não conseguia foco. Acho que o lugar deste telescópio é sossegado no meu apartamento, não viajando por aí. A lente de 200mm FD também merece outra menção honrosa, mas agora negativa, com a DSLR modificada os resultados foram decepcionantes, me deu muita vontade de comprar uma 200mm F2.8 EF nova.
 
É isso aí, o negócio agora é processar as imagens, no conforto da minha casa, o que é muito maís fácil do que a captura sob o vento frio e umidade da Chápada dos Veadeiros à noite, embora eu já sinta falta do ambiente do EBA, com toda aquela galera em volta, compartilhando suas alegrias e frustrações que só a astrofotografia pode promover.

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo!
    Estamos ansiosos para ver as fotos!
    Bom, você já viu no Facebook as fotos que fiz com a Canon EF 200mm f/2.8L na 60D não modificada, com a CG-5. Em todo caso, repito o link, dessa vez no meu blog: http://astrosantos.blogspot.com.br/2014/07/astrofotografia-com-lente-canon-ef_9.html
    Comprei a lente com poucos meses de uso e posso dizer que é magnífica. Algumas fotos me deixaram especialmente feliz, como Rho Ophiuchi; Trífida e Lagoa; e Cabeça de Cavalo Azul.
    Usar lente FD em DSLR é meio tenso... O foco no infinito costuma exigir um adaptador com elemento óptico, o que joga a qualidade óptica lá em baixo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo, eu vi suas fotos com a 200mm EF estão fantasticas. quanto a minha FD, vale lembrar que ela foi modificada para ficar mais curta, assim não precisa de adaptador óptico para atingir o foco.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.