quarta-feira, 30 de julho de 2014

Primeira imagem do EBA - NGC 6604


NGC 6604
Alto Paraíso - Goiás - 27 e 28  de Julho de 2014
Luminance: 12x600 segundos Bin 1x1 (H-Alpha 7nm - Atik 314L)
RGB: 12x300 segundos ISO 800 (Canon T2i Modificada)
Telescópio: ED 102mm F7
Montagem: HEQ5
Guiagem - Orion Miniguider 50mm e Câmera DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 51
Junção das duas imagens (H-Alpha + Light): Fitswork
Pós-Processamento - Photo Shop CS4


Saiu a minha primeira imagem feita no Sétimo Encontro Brasileiro de Astrofotografia. Trata-se de NGC 6604, um aglomerado aberto cercado por nebulosidade na Constelação da Serpente. Bem! Sobre o aglomerado de estrelas, em nem sabia que ele estava lá antes de ler sobre NGC 6604 na Wikipédia. Já que o que me interessava mesmo é a pálida mas bela nebulosa que cerca as estrelas.
 
Essa foto não está perfeita, o foco com a Atik 314L não foi o melhor possível. Em alguns momentos deste EBA, talvez devido aos céus muito complicados, parecia que era impossível se conseguir um bom foco com telescópios. O tempo de exposição do luminance, embora bem acentuado para os meus padrões, com frames de 10 minutos, talvez pudesse ser um pouco maior. Eu espero voltar a esta nebulosa ano que vem, da varanda do meu apartamento, com um longo tempo de exposição e com o refletor de 200mm F4.5, duas vezes mais rápido que o Refrator ED de 102mm F7 utilizado nessa imagem.
 
O mais legal desta foto, em minha opinião, é que trata-se de um objeto muito pouco fotografado. Se você for no Astrobin, ou mesmo no Google, encontrará muitas poucas imagens desta nebulosa e a minha ainda se destaca for ser colorida. Cores que captei com a Canon T2i, uma noite após captar o luminance com a Atik 314L e um filtro H-alpha.
 
É impossível não notar a parte mais brilhante da Nebulosa, uma região bastante ativa. Houve quem dissesse que sua forma lembrava o Marinheiro Popeye, fumando um cachimbo. Eu já acho que parece o desenho na bola Wilson, em o Naufrago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.