sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Registro da Conjunção Lua-Plêiades em 06 de setembro de 2012

Conjunção Lua-Plêiades(M45)
Águas Claras - Distrito Federal  - 06 de setembro de 2012
Exposição 15x300 segundos ISO 6400 (H-Alpha)
1x2 segundos ISO 800
Canon T2i- Lente 135mm F 2.5
Pós-Processamento - Photo Shop 4.0


Deixo hoje no Blog uma foto simples, mas bem interessante, feita na quinta-feira passada apenas com a Canon T2i da varanda do apartamento. Nem tripé eu usei. A câmera ficou na mureta da varanda e um livro foi usado para apoiar a câmera para que ficasse no ângulo desejado.

A dificuldade em uma imagem como essa está na imensa diferença de brilho entre os dois objetos. A magnitude da Lua no dia estava em -11,29, segundo o stellarium, enquanto a das Plêiades é de 1,6. Isso dá uma diferença gigantesca no brilho dos objetos, por isso a Lua na foto chega a se parecer com o Sol. Vale lembrar, por exemplo, que não era lua cheia no dia, a Lua na verdade estava apenas com metade do hemisfério apontado para a Terra sendo iluminado pelo Sol, mas na foto parece que todo o disco estava brilhando. Algumas nuvens fracas (provavelmente de fumaça) na frente da Lua deram um charme especial a imagem.

2 comentários:

  1. Muito boa essa captura e realmente o grau de dificuldade devido a diferença de brilho dos objetos é que dá mais mérito ao trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.