quarta-feira, 12 de setembro de 2012

De volta do feriado

Pôr do Sol na chácara

Acabei de chegar do feriado de sete de setembro, que estiquei até hoje devido a estar de férias. Na verdade estas férias iam até sexta-feira, mas eu preciso compensar os dois dias que faltei para ir ao encontro Brasileiro de Astrofotografia, por isso já estou de volta aqui em casa.

O feriado passei na chácara da minha família. Lá tem um céu muito bom, embora não se compare ao céu da Pousada dos Anões, onde é feito o Encontro Brasileiro de Astrofotografia. Mas numa escala de 0 a 10, onde 10 é o céu do EBA (sem as nuvens que atrapalharam esse ano, é claro), posso dar nota 8 para o céu da chácara enquanto daria nota 3 para o céu aqui do meu apartamento. Zero seria o céu sobre a Avenida Paulista.

É uma pena que falta apoio da família em relação a minha prática astronômica. Na verdade eu nem faço questão de apoio para estas coisas, mas chego a perceber uma hostilidade em relação à astronomia na chácara, o que fez com que eu não tenha aproveitado os seis dias de céu bom que tive lá da forma que deveria. O condomínio da chácara também está cada vez mais povoado, o que é preocupante. Logo acho que vou ter que baixar a nota do céu da chácara para sete.

Vale lembrar que não levei meu telescópio para a chácara. Ele não cabe no carro junto com as coisas da minha filhotinha recém nascida. Apesar disso, fotografar com a lente de 135mm que me foi emprestada pelo Sandro Rosa foi uma experiência muito semelhante a fotografar com o telescópio. Algumas coisas deram trabalho, mas no final consegui umas oito fotos bem interessantes, que serão publicadas nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.