domingo, 30 de setembro de 2012

Com as chuva volta o espetáculo dos raios


As chuvas voltaram a Brasília, depois de três meses de estiagem. A coisa já tava ficando feia por aqui. Tava parecendo o mesmo clima da época em que aquele meteoro caiu e matou todos os dinossauros.

A volta da chuva também siginifica que muitas noites de astronomia serão frustradas pelas nuvens. Mas também siginifica a volta de algo muito legal de fotografar: raios. E devido a vista previlegiada do meu apartamento, com um horizonte de dezenas de quilômetros, acabo me encontrando numa condição muito boa para este tipo de imagem.

As fotos deste post foram um pouco prejudicadas por que a chuva também atingia meu apartamento. É muito melhor quando está chovendo no local onde estou fotografando e não aqui em casa, como aconteceu no post anterior que fiz sobre o mesmo tema.

Fotografar raios não é difícil se você tem uma câmera boa e um bom local de observação. A única técnica que uso é apontar para uma região onde estão caindo muitos raios, pegar um bom enquadramento e configurar a câmera para uns dois ou três segundos de exposição. Tiro algumas fotos para ver qual o melhor nível de ISO e outras configurações manuais até que eu fique satisfeito com a imagem que está aparecendo. Tripé ou um lugar para deixar a câmera fixa é fundamental.Depois vou tirando várias fotos até que, em algumas delas, consigo captar os raios. Com todos os frames juntos posso até fazer um time lapse legal como os usados neste vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.