quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Falso Cometa em Escorpião, a minha foto favorita do feriado

Clique na imagem para ver maior
Wide Field Via Láctea - Falso Cometa em Escorpião
Uberlãndia - MG - 10 de Setembro de 2012
Exposição 30x45 segundos ISO 800
Canon T2i modificada - Lente 135mm F2.5 - EQ-1 Motorizada
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+10 darks)
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

Na maioria das vezes eu reclamo das fotos que publico neste Blog. Quase sempre digo que ainda consigo uma foto muito melhor deste ou daquele objeto. Mas hoje deixo uma foto que me deixou muito feliz, feita da chácara durante o feriado de Sete de Setembro.

A imagem mostra a região do Falso Cometa, em Escorpião e a região em volta da nebulosa. É possível ver muito bem a nebulosidade vermelha em volta da Nebulosa do Camarão. E foi isso que me deixou mais feliz.

Já a imagem abaixo tem bem menos qualidade. Ela foi tirada com um celular, pela minha mãe, logo no começo dos trabalhos na noite em que a foto acima foi feita. Apesar de ser uma foto sem qualidade (culpa do celular e não da minhã mãe, que fique claro, rsss) achei que vocês gostariam de me ver com o chamado "setup portátil". Reparem como trata-se de um equipamento bem mais simples do que levar o ED de 102mm sobre a CG-5 com autoguiagem. A mesa eu peguei emprestado da varanda da minha mãe. Diga-se de passagem, esqueci de colocar de volta no lugar antes de ir embora. espero que ela não tenha ficado brava. Um grande abraço a todos.


2 comentários:

  1. Bela foto Rodrigo. Não há dúvidas de que eu necessito mesmo de um PC onde possa fazer empilhamentos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, primeiramente parabéns pelo Blog, excelente qualidade e conteúdo...
    Comecei a pesquisar e estou preparando a área para mergulhar de cabeça na astrofotografia.. Só falta mesmo o $$$ para adquirir os equipamentos necessários... kkkk
    Bem, para falar que não estou sem nada, tenho uma Nikon D5100, comprei um newtoniano de 200mm que ainda não chegou e um binóculo 25x70 da celestron que acabou de entregar na casa de um amigo na Inglaterra, só falta agora ele trazer... estou muito curioso sobre as técnicas para fotografar o céu noturno com a camera fixa.. mas estou apanhando muito... será que consigo umas dicas ai?? rsss

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.