sábado, 5 de novembro de 2011

Comparativo de um Octans 7x50 com um Nikula 7x50 - primeiras impressões

O Octans 7x50 a venda no Ármazem do Telescópio - 144 reais com o frete (PAC).
Hoje tive a oportunicade de comparar um Nikula 7x50, que comprei por 180 reais na feira dos importados e está por 318 reais no Binóculos.net, com um Octans 7x50, que um amigo comprou por 144 reais (129+15 de frete) no Armazém do Telescópio, depois de fortemente incentivado por mim. Essa era um comparação que eu estava ansioso para fazer, pois os binóculos Octans são muito famosos entre os astrônomos brasileiros pela seu excelente custo benefício.

A primeira impressão que tive do Octans 7x50 não foi lá uma maravilha. O acabamento não me pareceu lá essas coisas, havia gracha saindo de uma das oculares (essa gracha deve ter sido colocada em excesso e deve sumir com o tempo). Também não gostei de ver como as tampas do binóculo saem, ou caem, tão facilmente. Elas praticamente só ficam no binóculo se ele estiver dentro da sacola, cujo tecido parece pouco superior ao Perfex que uso para limpar a pia da cozinha. Devido a pouca firmeza das tampas é bom o meu amigo nem cogitar colocar essas tampas quando estiver com o binóculo pendurado no pescoço, pois elas vão sumir bem facilmente.

Mas para minha tristeza e alegria do meu amigo, no primeiro teste, feito no fim da tarde, observando os prédios do Águas Claras, que ficam há alguns quilômetros na bela vista da janela do meu apartamento, pude ver claramente a superioradade da imagem do Octans. O constraste era melhor e ao tentar observar os prédios mais distantes, pude ver que a resolução do Octans eram superior a do Nikula, que está duas vezes mais caro no Binóculos.net. Para objetos realmente distantes parecia que o Octans conseguia sempre um foco melhor do que o Nikula.

Anoiteceu e infelizmente o céu não abriu. Mas a vista muito boa que tenho da janela do meu apartamento,  de onde vejo prédios a muitos quilômetros de distância, é sempre boa para fazer comparações com binóculos. Eu apontei os dois para a área de Samambaia, cidade satélite mais ao Sul e sem tantos prédios, e pude perceber que as luzes da iluminação pública ficavam mais pontuais no Octans do que no Nikula, me permitindo ver melhor as ruas daquela cidade satélite. Ao apontar para um prédio ainda em construção, que por isso estava bem escuro, pude perceber detalhes com o Octans que não apareceram no Nikula. Embora deixe claro que é uma diferença muito, mas muito pequena, apenas perceptível quando tiro um binóculo e imediatamente coloco o outro. (Só que isso não é necessário para ver que no Octans as cores são mais vivas).

Também quis apontar os dois binóculos para um poste com luz bem forte próximo do meu apartamento, para ver como reflexos internos apareceriam na imagem. A luz desse poste estava bem próxima do que seria a luz de uma Lua cheia. Ambos os binóculos apresentaram reflexos internos, mas no Octans a luz foi maior, porém mais fraca. No Nikula a luz foi mais forte, embora um pouco menor. Só que devo dizer que quando apontava os dois binóculos para o Águas Claras, reflexos internos eram quase imperceptíveis no Octans - você tinha que procurar por eles - enquanto no Nikula eles ficavam evidentes.

Também achei o Octans mais confortável de olhar. Ele tem uma pegada melhor e se encaixou melhor em meu rosto nas observações. Foi uma pena não ter tido um céu limpo para fazer as comparações. Se puder ver Júpiter antes de devolver o binóculo para meu amigo, vou colocar aqui no blog as minhas impressões. Assim mesmo pude ver que, mesmo custando muito mais barato e tendo um acabamendo bem inferior ao Nikula, que se sai muito bem nesse critério, o Octans claramente tem uma ótica superior e é um binóculo maravilhoso pelo preço cobrado.

Apesar da tristeza de ver que meu Nikula não era tão bom como eu imaginava, ficou a alegria de saber que o binóculo que tanto falei para meu amigo, e que ele comprou por sugestão minha, valeu e muito o preço pago por ele.

Por 318 reais no Binóculos.net (no boleto bancário) o Nikula tem excelente acabamento, mas a imagem, apesar de muito boa, perde para o Octans do Armazém do Telescópio, duas vezes mas barato.


13 comentários:

  1. Belo review, esclarecedor para quem pensa em adquirir um binoculo com um preço acessível. Recentemente comprei um Nikon 7x50 Action EX, paguei 143 dolares na opticsplanet. Ainda sou principiante mas fiquei muito satisfeito com ele, consegue ter um bom nivel de brilho, consigo observar perfeitamente as Plêiades bem como, a M42 e até mesmo (de um lugar escuro) M41. Agora nas minhas férias sairei para explorar o belo céu de verão noturno, quem sabe assim formarei uma opinião melhor.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Brondani! Vc tem um binóculo muito bom, que com certeza se sairia bem numa análise mais apurada :)

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Andolfato, desculpe usar o espaço para comentários do seu blog pra isso, mas vc indicaria algum desses binoculos
    http://www.binoculos.net/ecommerce_site/produto_3874_8065_Binoculo-SIERRA-10x50WA-ProMaster ou http://www.binoculos.net/ecommerce_site/produto_3875_8065_Binoculo-SUMAX-MD-50-7x50-VISIONARY para iniciantes? eu tinha me decidido em comprar o octans 7x50 que você recomendou várias vezes, mas quando fui efetuar a compra, o binoculo esgotou no armazem do telescopio. Moro em brasília também, mas depois do que li o que vc disse sobre o binoculo descolimado na Beatriz Imagens eu fiquei receoso de comprar algo lá, já que eu não sei se perceberia esse tipo de defeito tão cedo. o que você sugere? grato desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, eu nunca usei nenhum dos binóculos, mas se tivesse no seu lugar e tivesse que escolher, pegaria o Sumax. Que pena que acabou o Octans 7x50 no Armazém, mas dessa vez até demorou, rsss!

      Excluir
  4. olá Rodrigo. Tem uns 2 anos que eu venho lendo e estudando sobre astronomia e equipamentos, apenas na internet pois aqui onde moro nao conheço ninguem que goste desse hobby, a cidade é muito pekena, menos de 10k habitantes. Bom, ja havia me informado dos binos Octans com uns colegas do forum Cosmoforum mas agora que estou em condiçoes de comprar este bino nao o encontro, os links que voce indicou estão fora. Voce sabe onde posso encontrar esse excelente bino? ficaria grato por qualquer ajuda. Agradeço desde já e parabens pelo excelente blog com informações muitissimo preciosas para novatos como eu!

    ResponderExcluir
  5. Adriano, a melhor coisa a se fazer é ter paciência e esperar o armazém renovar seus estoques.

    Se a vontade for muita um desses seria legal (não conheço os vendedores):

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-243572091-binoculo-bushnell-falcon10x50-_JM
    .
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432463412-binoculo-orion-scenix-10-x-50-novo-na-caixa-_JM

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Parabéns pelo blog! Essa postagem é antiga, e não há mais Octans ou Expanse 7x50 no Armazém... Assim sendo, valeriaais a pena um Expanse 10x50 ou um Nikula 7x50? A qualidade ótica superior do Expanse vale mais do que o conforto e firmeza do Nikula? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EAF, nunca usei o Expanse. Então não tem como comparar. Com o tempo o Nikula deu problema e acabei achando ele meio frágil, apesar da ótima óptica. Hoje, se fosse comprar um binóculo, pegaria um Bushnell Falcon.

      Excluir
    2. Vou entrar na conversar no site:http://www.casadoastronomo.com.br/ tem o Octans 10x50, eu comprei o meu lá em junho de 2014 show de bola, uso ele para investigar o céu, depois a buscadora no meu telescópio, dá até para ver as crateras da Lua com esse bino, https://www.youtube.com/watch?v=tbewY1dgGv8, vale salientar que vendo você mesmo a imagem é bem melhor do que no vídeo, se você ainda não comprou, nesse site os binos são bons.

      Excluir
    3. Eu comprei o Bino 10x50 da Octans em junho de 2014 é muito bom no site:http://www.casadoastronomo.com.br/, veja esse vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=tbewY1dgGv8, a imagem vendo você mesmo é superior, se ainda não comprou, então nesse site os binos são legais.

      Excluir
  7. Olá Rodrigo cabei de ver que na casa do astrônomo o Binóculo Octans 10x50 - FMC - BK 4 big eye está com um valor ótimo de R$ 413 ,00 à vista e já até me cocei aqui para comprar até porque eu estava vendo o Orion e Nikon mas estão mais do que o dobro do valor do Octans e eu gostaria de sua opinião porq fiquei desconfiado do Octans ser mesmo FMC e Bak 4 pela diferença enorme de valores entre Orion e Nikon , obrigado .

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, gostaria de sua opinião sobre Binóculo Octans Spare II PRO 7x50WA BIG EYE (https://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-7x50wa-big-eye/15010), ou qual outra indicação.. a algum tempo venho lendo sobre astronomia e quero inicar as observações com binóculo...
    Parábens pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Estou procurando o Octans 15x70 para comprar. Alguém sabe quem é o fabricante?

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.