terça-feira, 22 de abril de 2014

Voltando a fotografar na varanda - Muita produtividade no feriado.

As chuvas estão começando a diminuir e estou finalmente podendo fazer as primeiras capturas da varanda. Ainda estou sofrendo com alinhamento e quase sempre as sessões são interrompidas por nuvens que voltam a fechar o céu no meio da madrugada, mas estou voltando a me divertir.

Mesmo com guiagem, o alinhamento tem me permitido exposições de 6 a 8 minutos com a lente de 200mm FD, enquanto o telescópio mal consegue chegar aos 3 minutos. Sem guiagem os tempos de exposição máximos são respectivamente 2 minutos com a lente e 1 minuto com o telescópio. A HEQ5 tem se mostrado meio birrenta, mais do que a CG-5 da Celestron Tem hora que me da saudades da montagem da Celestron.

Bem, como a lente de 200mm tem sido mais generosa com os tempos de exposição e é mais rápida, inclusive podendo ter a sua abertura regulada pelo diafragma manual, ela tem sido a minha preferida. Mas eu sei que uma hora vou me cansar dela. O telescópio aproxima muito mais, mostra detalhes incríveis com a Atik 314L, que é uma câmera muito sensível. Eu preciso de apenas 5 minutos de exposição para começar a fotografar mais com ele.
 
Veja abaixo algumas capturas feitas neste enorme feriado de quatro dias que tivemos no último fim de semana.


O Luminance dessa imagem das nebulosas da Lagoa e NGC 6559 foi captada com apenas cinco frames de 6 minutos feitos com a lente de 200mm FD e incorporado a um RGB antigo, feito com a lente de 135mm.

Mais um luminace capturada com a lente de 200mm e incrementado com RGB da lente de 135mm, aqui da Nebulosa NGC 6188. Foram 20 frames de 8 minutos num dia em que o alinhamento estava muito bom.



O Luminance desta imagem da Nebulosa do Camarão testava sendo feito com frames de 3 minutos, com o telescópio, mas o mau alinhamento me fez desistir de continuar. Posteriormente eu processei os frames, arrumei um pouco as estrelas e considerei o resultado, mesmo que imperfeito, aceitável.
 
Nebulosa da Lagosta, Luminance captado com a Lente de 200mm e a Atik. O RGB é de uma imagem feita com a Canon T2i e lente de 135mm, na chácara dos meus pais, ano retrasado.

Até o momento, como vocês podem perceber, eu tenho me limitado a capturar Luminances em H-Alpha, me aproveitando de grande gama de imagens que já tenho e que podem fornecer o RGB. Prevejo que mais pra frente, principalmente quando a seca começar, devo me esforçar para captar outros RGB, principalmente com os outros filtros de banda estreita.
 
A conclusão que chego com as imagens acima e que o acompanhamento tem sido o meu grande gargalo na astrofotografia. Sem falsa modéstia, tenho dominado bem grande parte das questões em astrofotografia: enquadramento, processamento, foco. Essas coisas estão indo bem. O que tem me impedido de conseguir as fotos que eu sonho fazer com certeza é a incapacidade de conseguir tempos maiores de exposição, principalmente com o telescópio. O grande problema tem sido o alinhamento, já que não tenho visão para o Sul e não posso usar o telescópio polar da montagem para achar o pólo celestial Sul.
 
Como tive que guardar a montagem para a reforma do apartamento, perdi o melhor posicionamento para ela e pode levar algum tempo até recuperar, mas bom mesmo será quando eu tiver um teto móvel na varanda e poderei deixar o telescópio mais tempo no mesmo lugar, mas agora estou completamente sem grana e isto deve levar um tempo.


14 comentários:

  1. Rodrigo, muito boas imagens como sempre. Que bom que via voltar a fazer mais registros. Gostaria que vc me desse umas dicas, estou apanhando com o lance de guiagem, posso deixar meu email e vc me dá um alou e eu mando pra vc minhas dúvidas e também o meu equipamento, se vc puder eldiocadore@gmail.com.
    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eldio, mas não sei se posso ajudar. eu também tenho apanhado muito de autoguiagem. Nas próximas semanas vou tentar algumas coisas e digo se alguma funcionou. Acho estranho, a estrela fica estável no autoguider, mas a foto que aparece parece com as estrelas esticadas. Eu imagino que seja mau alinhamento.

      Excluir
    2. Minha dúvida é de como usar a autoguiagem sem o cabo ST4, tenho o OAG, uma ASI120MC e uma neximage para usar como guiagem e a T3i pra registrar. Problema, a ASI não é aquelas com saída ST4 então não sei como fazer rsss... terei que usar algum adaptador? Ou um cabo dela ao notebook e do note para a NEQ6? É ai que já comecei a apanhar rsss... Sei que depois corro o risco de apanhar mais um pouco, mas não cheguei lá ainda. Você tem algum site ou endereço com umas dicas boas pra me passar?
      Agradeço desde já.

      Excluir
    3. Eldio, eu uso um Cabo GPUSB como este: http://www.store.shoestringastronomy.com/gpusb.htm . Eu comprei de um astrofotógrafo aqui de Brasília. Mas estou vendo no site que eles enviam para o Brasil. Você também precisa comprar o Guide Port Flat Cabe, a venda no mesmo site: http://www.store.shoestringastronomy.com/products_gp.htm.
      Pelo que vi, ficaria uns 400 reais.

      Excluir
    4. Eu to marcando bobeira Rodrigo, melhor eu comprar outra ASI dessa vez com a saída ST4 e pronto. Assim evito também esses adaptadores e mais cabos, ligo a ASI na NEQ6 através do ST4 e a outra saída USB no notebook. Vou precisar de drives segundo pesquisei mas dai fica mais fácil. Obrigado Rodrigo vou correr atras disso.

      Excluir
  2. Que absurdo de fotos cara... simplesmente perfeitas demais... estou iniciando na astrofotografia com uma 3t mas chegar perto do resultado de suas fotos são inimagináveis para mim... parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo. Admiro muito seu trabalho. Eu tenho um Skywatcher de 254mm de abertura e 1200mm de distância focal. Estou conseguindo uns resultados bacaninhas em DSO, sem motorização nenhuma, graças à boa luminosidade do tele e à decência da Canon 60D em ISO 6400. Eu estava pensando em dar um passo a mais em astrofotografia, mas é inviável colocar meu OTA, que é retrátil, numa EQ6, que é muito cara. Eu estava pensando em comprar uma HEQ5 e tentar fotografar só com o conjunto Canon + lente. Tenho uma 18-135 do kit mas estou pensando em comprar alguma outra com distância focal maior (que também seria útil para fotografar minhas viagens). Você acha que isso é viável ou com uma lente eu teria ampliações muito baixas? Como também sou fotógrafo hobbista (e não apenas astrônomo), rsrs, eu estava pensando em comprar uma 70-200 f4. Daria pra aproveitar isso em astrofotografia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo, outra lente que pra mim seria útil seria uma de distância focal fixa, a 200mm f2.8L . Ela tem cerca de 70mm de abertura útil. Lentes de câmera gerariam muito cromatismo em astrofotografia?

      Excluir
    2. Sinceramente, está lente fixa de 200mm F2.8 me parece ter qualidade muito superior a com zoom. Eu certamente investiria em lentes fixas como esta. Outra muito boa é a 135mm F2.0. Ela não se entendeu bem com a CCD, mas na Canon, era maravilhosa.

      Excluir
    3. Obrigado por responder Rodrigo. Quanto à minha primeira dúvida, comprar uma HEQ5 para fotografar com a Canon 60D + lente 200mm em céu profundo, e ficar com meu dob10 para observações, seria bacana?

      Excluir
    4. Sim Paulo, com certeza vai funcionar. Eu faço muito isso. Coloco a DSLR com lente sobre um dovetail e encaixo na montagem, sem o telescópio. Fica tão leve que você não precisará de contra-peso e a baixa distância focal lhe permitirá frames com tempos de exposição de até 3 minutos, mesmo sem autoguiagem (Se o alinhamento estiver muito bom).

      Excluir
    5. Obrigado Rodrigo. Com esse setup eu só conseguiria fotos de grande campo? Os DSO menos extensos ficariam bacanas? Lentes de câmera gerariam muito cromatismo em astrofotografia? Com cerca de metade do valor da lente eu poderia comprar um OTA 200mm f5. Seria muito pesado para a HEQ5?

      Excluir
  4. Nossa,comecei a acompanhar seu blog a alguns dias e sinceramente estou surpreso com a qualidade das suas fotos..e olha que aparentemente você usa seu refletor numa região urbana não é? queria te perguntar se na sua opinião é possível ver nebulosas em grande detalhe como mostradas nas suas fotografias,com um skywatcher refletor de 203 mm? Leve em consideração uma região sem praticamente nenhuma poluição luminosa rs.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.