domingo, 22 de abril de 2012

Manchas solares 1462 e 1463 e outras imagem solares do fim de semana

Manchas 1462 e 1463, duas das muitas manchas de um Sol espetacular neste fim de semana
O Sol está espetacular neste fim de semana. Eu gostaria de ter mais tempo para tirar mais imagens e até tentar uma composição com o disco inteiro, mas infelizmente ando concentrando minhas atividades de astronomia no fim de semana e como às vezes em passo literalmente a noite inteira acordado fotografando o céu profundo, no dia seguinte acabo levantando da cama quando o Sol não está mais visível da varanda do meu apartamento.

Mas na sexta-feira acordei mais cedo e brinquei um pouco com meu setup solar até as dez da manhã, quando o Sol ainda era visível da janela da sala da computador.

É isso aí. Devo exclarecer que tem dia que fotografo o Sol da varanda, de onde ele é visível até quase uma da tarde (sim, tem dia que acordo mais tarde que isso, rsss), mas em outros fotografo da janela da sala do computador, de onde o Sol é visível somente até as dez da manhã. Mas por que tem vez que prefiro a sala do computador? É simples, fotografar o Sol pode ser uma tarefa bastante desconfortável. Sob a luz solar de um horário próximo ao meio dia, por exemplo, eu quase não consigo ver a tela do computador, a câmera esquenta para caramba e precisa ser protegida (a T2i já travou uma vez por causa do calor), depois de uma ou duas horas eu estou suando rios e já aconteceu até de ficar todo vermelho por causa dos raios solares. A longo prazo isso pode até me render um problema de pele. 

Em resumo, é muito sofrido ficar debaixo do sol, não é como uma noite de céu estrelado numa noite agradável aqui na varanda do meu apartamento. Por isso de noite eu sempre levo o telescópio para a varanda, mas para o Sol, a janela é normalmente o local mais agradável, pois eu posso deixar ela aberta somente para a luz chegar na direção do telescópio, enquanto fico confortavelmente na sombra ao lado dele.

Deixo aqui algumas das melhores imagens que captei na sexta-feira. Espero que gostem.

A manhca 1459 estava dividida em inúmeros pedaços
A foto abaixo e exclusiva do Blog e não foi publicada em nenhum site ou rede social.

4 comentários:

  1. Impressionante esta ultima imagem do sol, muitos detalhes!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pq vc nao usou a DMK21? Mais as imagens ficaram na moral.

    ResponderExcluir
  3. Uai, Geovane, mas eu usei, tá dizendo na legenda das fotos. Acho que o meu comentário sobre a T2i que causou a confusão. Ela travou uma vez sim, mas faz algum tempo, quando eu fotografava com ela antes da chegada da DMK.

    ResponderExcluir
  4. Opssss!! foi erro meu. as fotos ficaram d+

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.