sábado, 4 de fevereiro de 2012

A modificação da Canon EOS Rebel T2i para para Astronomia - Relatório Completo


Quando comecei a me interessar por astrofotografia, logo notei que o ponto mais crítico para essa atividade seria a câmera a ser usada. Eu estava prestes a fazer uma viagem para os Estados Unidos e comecei a pesquisar muito qual seria a melhor câmera para começar nesta prática. Interessado em fotografar nebulosas e galáxias, também conhecidos como objetos de céu profundo, não demorei a me interessar por uma boa DSLR, que poderia ser acoplada a um telescópio com a compra de um simples adaptador, mas também seria utilizada para fotografia diurna e mesmo gravação de vídeos Full HD.

Entre as DSLR, logo a que mais me interessou, após muita pesquisa, foi a Canon T2i. Ela custava cerca de 800 dólares e era muito superior à REBEL XS e mais barata do que uma 5d, por exemplo. Tinha um ISO que ia até 6400 e um sensor de 18 megapixels. Eu fui para os Estados Unidos já com a certeza de que compraria esta câmera.

Lembro que já na Adorama, o Micheal Peoples, o astrofotógrafo caçador de super novas que trabalha nesta loja, me perguntou se eu queria modificar a câmera. Sem informações suficientes para saber do que isso se tratava exatamente e qual impacto isso causaria a câmera, eu recusei e decidi trazer ela para o Brasil conforme foi comprada.

Mas na volta ao Brasil, eu havia me inscrito no Clube de Astronomia de Brasília -CASB, e o Clube é repleto de ótimos astrofotógrafos, que não demoraram a repetir: "Você precisa modificar a sua câmera". Eles me explicavam que o problema era que a câmera não absorvia uma frequência de luz que era emitida pelas nebulosas e isso a tornava quase cega para esses objetos, mas também diziam que a câmera ficaria inutilizada para fotografia normal após a modificação, algo que não me agradava nem um pouco. Na época decidi que era cedo para modificar a câmera, e que tentaria várias fotos, inclusive no Encontro Brasileiro de Astrofotografia - EBA de 2011, com ela sem ser modificada e no próximo ano pensaria no assunto.

No EBA, em julho, tive o prazer de encontrar com o José Carlos Diniz, um dos astrônomos amadores mais respeitados do Brasil. Eu fiquei bem ao lado dele no evento, fomos vizinhos de telescópio. Ele não demorou a me falar nas vantagens de se modificar a câmera. Mas também me falou algo muito interessante. Disse que hoje existe um filtro de modificação que não inviabiliza a câmera para fotos diurnas, podendo a câmera ser utilizada para este fim com um mero ajuste de balanço de branco.

A assunto me interessou, mas eu demorei mais uns meses para decidir modificar a câmera. O pensamento veio com as chuvas de outubro, e o ócio que se seguiu a elas. Primeiro pesquisei quem no Brasil faria essa modificação, mas não demorei muito a ver que aparentemente, ninguém estava fazendo este trabalho por aqui. Parecia que eu teria que enviar a minha câmera para o exterior, confiando na pior instituição brasileira da atualidade: Os "Correios", para enviar e trazer a minha câmera de volta. Essa ideia me parecia meio assustadora.

Com mais pesquisa, eu me deparei com o excelente guia do link abaixo que mostrava passo-a-passo como fazer a modificação:


O guia mostrava que talvez, com muito cuidado, fosse possível eu mesmo modificar a Canon T2i. A idéia me cativava, mas ao mesmo tempo me assustava muito, pois eu nunca tinha feito nada parecido. Mas quis o destino que na mesma semana eu também estivesse com um problema com a T2i. Ela estava com o sensor sujo, porque eu havia tentado umas fotos em Projeção de Ocular que tinha mostrado sujeira no sensor. E com o meu amadorismo, fui tentar limpar o sensor e acabei sujando mais ainda o coitado. Bem! Se até para limpar o sensor eu havia me atrapalhado, imagina o que eu faria ao tentar modificar a câmera, pensei.

Felizmente, um amigo chamado Ricardo, da comunidade "Astronomia!" do Orkut, me indicou uma assistência técnica chamada Tecnofoto. Lá eles limpariam o sensor do câmera.

Foi aí a que eu acho que foi a minha grande, mas muito simples, sacada. Eu pensei simplesmente: "Pode ser que não haja um astrônomo que faça esse trabalho no Brasil. Mas um técnico experiênte, acostumado a trabalhar com câmeras Canon, certamente trocaria este filtro sem os riscos que eu teria ao tentar fazer por mim mesmo".

Eu tive uma boa conversa com o Alberto, da Tecnofoto. Expliquei o que queria e, para minha surpresa, ele mostrou-se bastante entusiasmado com a ideia. Inclusive estava querendo saber onde poderia comprar tal filtro. Eu combinei com o Alberto que encontraria o filtro, o traria de fora e, quando estivesse com ele, iria na Tecnofoto para ele fazer a modificação. A pedido do próprio Alberto, enviei para ele o link do guia que explicava como modificar a câmera, para que ele pudesse ver direitinho como seria a modificação. Ele também disse que se outros Astrofotógrafos quisessem, eles poderiam enviar suas câmeras para a Tecnofoto e ele faria a modificação da câmera. A mão de obra para mim ficaria em 285 reais.

Seguem os dados da Tecnofoto, para quem quiser entrar em contato:
Cls 412 Bl A, s/n Lj 27
Asa Sul - Brasília - DF
Tel: (61) 3345-62

Com um técnico para fazer a modificação da câmera, o que eu precisava agora era do filtro. Eu achava que essa seria a parte mais fácil, mas não foi. Após navegar por inúmeros sites no exterior. Acabei desistindo de procurar e preferi entrar em contato com o João, da Bright Star de Portugal, de quem eu já havia adquirido o filtro C-ERF para a modificicação do meu Coronado PST, e perguntei se ele conseguiria o filtro para mim. O João indicou o filtro Baader BCF #235 9213, por 68 Euros, incluíndo o frete. Eu poderia fazer o pagamento pelo endereço de paypal da Bright Star. O filtro levaria cerca de um mês para chegar.

Seguem os dados da Bright Star, para quem quiser aquirir o filtro com eles:
 http://www.bs-astro.com//
Tel: +(351) 234 754 688
Fax: +(351) 234 751 157
Email: info@bs-astro.com
E-mail João: martins@bs-astro.com


(atualização em 27/02/2013 - Após muitos outros problemas com a BS-Astro, inclusive uma adaptador que pedi a três meses mas nunca chegou e eles não terem respondido meu e-mail reclamando, decidi não comprar mais nada desta empresa, por isso não considere a informação acima como uma recomendação, eu procuraria o filtro Baader #245 9213 em outro lugar)
Eu praticamente tinha resolvido problema. Agora era só esperar a filtro chegar, e felizmente ele chegou sem ser taxado na alfândega (um pedaço de vidro de 2 gramas tem grandes chances de passar direto). Bastou levar para a Tecnofoto para realizar a modificação, que levou quatro dias. O preço total da modificação (Tecnofoto + filtro) ficou em 452 reais e o Alberto ainda fez um limpeza completa no sensor da câmera.
...

Abaixo você vê algumas fotos que tirei com a Câmera já modificada da janela do meu apartamento. Na primeira foto eu mantive as configurações que usava antes, na segunda botei o balanço de Branco no máximo tanto para verde como para azul, para tirar o excesso de vermelho. Na terceira foto, fiz um processamento muito rápido, apenas diminuindo a temperatura de cor no Windows Live Galery para tirar totalmente o excesso de vermelho. Na foto seguinte eu tirei uma foto com uma CyberShot normal, para vocês poderem comparar as cores. Na minha última foto vemos minha primeira boa imagem de Eta Carinae com a Câmera modificada.
Nota: Não deixe de ver o comentário do Sandro Rosa sobre Customização de Branco que ele fez neste post. Ele foi um dos meus professores neste primeiro ano de Astrofotografia.
Assim ficou a imagem da Canon após a modificação, com o Balanço de Branco Ajustado em B0,G0


Com o Balanço de Branco ajustado em B9,G9
Imagem em B9,G9, após a diminuição da "Temperatura da Cor" no windows Live Galery
A mesma vista fotografada com uma Sony Cyber-shot DSC-W120 de 7.2 Mega pixels



Primeira boa foto de Eta Carinae, com 25 frames de 25 segundos em ISO 6400

6 comentários:

  1. Sensacional, parabéns pelo feito e pelo relato!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, estou também querendo modificar minha t3i, mas vejo que posso tirar fotos normalmente após a modificação, mas fico com o pé a trás.

    ResponderExcluir
  3. Marciel esse filtro que está no site da bs-astro serve para a t3i? obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu relato. Vai ajudar muita gente que quer modificar a câmera e fica com medo!

    OBS: Para fotos normais durante o dia faça o seguinte: coloque um papel fino branco tapando a lente e tire uma foto, normalmente, da parte azul do céu em um dia ensolarado (utilize o modo AV com as configurações padrão na máquina). O resultado deverá ser uma foto avermelhada e uniforme. Depois basta "setar" essa foto como sendo o "custom white balance" da sua camera e terás fotos diurnas normais sem precisar fazer nenhum tipo de ajuste! Só não esqueça de desabilitar o "custom white balance" quando for tirar fotos astronômicas!

    Abraços,
    Sandro

    ResponderExcluir
  5. Maravilha! Creio que vou seguir seus passos com minha futura câmera. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Só lembrando que o filtro pode ser comprado na Alpine Astronomical. Já comprei 2 filtros e outros acessórios lá sem nenhum problema, porém todos foram taxados pela receita.

    http://www.alpineastro.com/

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.