quarta-feira, 7 de setembro de 2011

M4 com um acromático de 70mmF400

Na imagem está escrito que o tempo de exposição foi de 11 frames de 2 segundos. Eu cometi um erro, na verdade foram  11 de 20 segundos!

Aqui mais uma foto com o Celestron Travelscope, o barato acromático de 70mm e distância focal curta que uso como telescópio guia. Só que dessa vez de céu profundo. Tirei essa fato do céu com extrema poluição luminosa sobre o meu apartamento e ainda com a lua iluminada em pelo menos metade de seu campo, por isso, acho que o resultado se deve em grande parte a um maior conhecimento em processamento que tenho hoje. Processamento que diga-se de passagem, foi todo realizado no IRIS. Eu não sei nem 5% sobre esse programa e ele já domina o meu tempo de processamento, por isso hoje sem que aprender a mexer no IRIS será a minha prioridade na época de chuvas. O empilhamento, é claro, foi feito no Deep Sky Stacker.

Gostaria muito de saber o que esse pequeno telescópio é capaz de fazer num céu sem poluição luminosa. Lembrando sempre que essa foto só foi possível graças a um equipamento não usual para esse telescópio, pois tanto a Câmera usada como o montagem estão níveis acima do pequeno telescópio. Faço isso para me divertir, principalmente por que os dois Coronados estão ocupando o dovetail do ED de 102 mm e vou deixar eles lá até domingo, quando devolvo o Coronado Calcium-K para o seu dono.

O céu aqui no Guará está com ultra-mega poluição luminosa, isso ocorre devido a seca. Parece que uma cortina vermelha se levantou sobre a cidade satélite devido a poeira. Eu torço para que esta situação melhore quando as chuvas voltarem (só espero não estar tirando o cachorro de dentro de casa colocando um leão lá dentro, rsss)

Um grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Pretendo comprar um desse para iniciar. Pelo visto parece ser mesmo um bom começo, uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  2. Hugo, apenas
    Lembrando que essa foto foi tirada com o Celestron Travelscope sobre uma CG5, que custa dez vezes mais do que o conjunto do telescópio e que a visão humana não conseguiria ver esta imagem, que foi conseguida através de 20 segundos de exposição. Assim mesmo eu gosto muito desse telescópio e recomendo ele!!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.