terça-feira, 25 de agosto de 2015

A revolução das Impressoras 3D chega aos equipamentos astronômicos.

Constelação de Orion, registrada com lente de 50mm e DSLR modificada. Trata-se de uma composição em que a captura sem filtro foi integrada a um registro com o filtro H-alpha na DSLR, que anexou-se entre o sensor e a lente graças a um adaptador feito em impressora 3D.


Mais de uma vez eu comentei aqui como é difícil se conseguir equipamentos astronômicos no Brasil, devido as dificuldades de importação e aos baixos estoques das lojas. Uma das áreas onde isso é mais grave é a de acessórios e adaptadores. Estes últimos, diga-se de passagem, são muito importantes principalmente na astrofotografia, quando você precisa montar setups complexos, com câmeras, lentes, telescópios, buscadores, setups de guiagem e não sabe exatamente como encaixar uma coisa na outra.

Lá fora a gama de adaptadores disponíveis é enorme, enquanto aqui, as poucas lojas que vendem este tipo de equipamento estão na maior parte do tempo com as suas poucas opções fora de estoque.

Mas nos últimos anos tem acontecido uma revolução interessante num outro campo de equipamentos, e que pode ajudar muito os astrônomos e astrofotógrafos amadores: as impressoras 3D. Impressoras 3D são aquele tipo de tecnologia que no começo surge como uma aparente brincadeira cara para geeks, mas que as pessoas vão descobrindo funções cada vez mais interessantes e quando percebermos, se tornaram um equipamento essencial para muita gente.

Eu já tinha pensando em impressoras 3D para fabricar adaptadores e acessórios astronômicos, mas tive receios em relação ao preço, ao fato de serem máquinas ainda complexas e também se o material plástico usado por elas teria resistência para substituir peças que normalmente são feitas de metal.

Mas recentemente um colega começou a vender nos fóruns astronômicos e Mercado Livre, acessórios para câmeras e telescópios feitos numa impressora 3D. Eu logo me interessei por um, que permitia usar filtros feitos para telescópios com lentes em câmeras DSLR. Existem filtros sendo vendidos assim lá fora. São fabricados pela Astronomik e chamam-se EOS Clip, mas um filtro H-alpha de 12nm da Astronomik com este formato custa 190 dólares. Quer dizer, mesmo comprando um no exterior, com a cotação do dólar turismo de hoje em quase 4 reais, este filtro custaria cerca de 800 reais para mim. Se eu comprasse no site para entregar no Brasil, a brincadeira custaria muito próximo de uma DSLR de entrada. Mas a peça vendida pelo colega me permitiu usar um filtro H-alpha de 7nm que já possuo  com a lente de 50mm. E a peça me custou 35 reais. Não dá pra dizer que não foi uma bela economia. Eu também adquiri um suporte para laser com pezinho para buscadora, para me ajudar a fazer falsas estrelas polares em encontros de astronomia.

Ao receber as peças logo vi que o acabamento não é exatamente o mesmo de um produto industrializado. É possível claramente ver os filamentos usados para a impressão e em alguns pontos há um aspecto de tinta solta. Não são como as peças de metal dourado da Geoptik, mas não há rebarbas e, o mais importante, as peças me pareceram bastante sólidas e o desenho estava perfeito.
Ambas foram usadas durante o último encontro observacional do CASB. O suporte para laser na verdade foi usado o tempo todo, tanto para fazer falsa estrela polar, como também para apontar para o Cometa C/2013 US10 Catalina, que está cruzando os céus, e ajudar os outros participantes a verem o cometa em suas oculares ou câmeras.

O clip para filtro foi usado somente uma vez. O ponto negativo é ser necessário tirar o vidro da montagem para usá-lo, o que, se não for feito com cuidado, pode causar danos ao vidro ou mesmo queda e consequente quebra. Mas não é necessário nada além de colocá-lo sobre o clip e colocar a lente. A imagem no alto deste post, foi feita com a ajuda de um filtro H-alpha, colocado na câmera com o adaptador, complementada com uma captura com a câmera sem o filtro. As duas imagens foram integradas para que a constelação de Orion mostrasse, além de suas estrelas e nebulosas mais brilhantes, o enorme Barnard's Loop, grande nebulosa em formato de semicírculo que sai das proximidades de Bellatrix estendendo-se até perto de Rigel.

É claro que as peças não podem ser comparadas com aquelas feitas em metal, mas como estão sendo usadas para carregar acessórios leves, um pedaço de vidro e uma caneta laser de poucas gramas, atendem perfeitamente. Deve se ter cuidado, ao usar peças feitas com impressora 3D, em substituir componentes que sejam mais exigidos fisicamente, como dovetails e anéis de fixação para grandes telescópios, ou para carregar câmeras pesadas e grandes, como aquelas que acompanham roda de filtro interna. Já para câmeras leves, como DSLRs de entrada, câmeras planetárias, pequenas lunetas de guiagem, entre outros, estes acessórios podem mandar muito bem.


O Clip feito em impressora 3D permite colocar filtro a frente do sensor de uma DSLR com lente (foto Marcelo Bastos)

O Adaptador para laser, com uma base de buscadora dupla. Ambos feitos com impressora 3D (foto Marcelo Bastos).




4 comentários:

  1. Prezado Andolfato, seu blog continua ótimo. Útil, pertinente e agradável de ler. O que me leva à primeira pergunta: Terminou o livro e eu perdi o lançamento? Seria muito bom ter um livro seu na minha estante. Segunda pergunta: Alguma dica sobre softwares para escrever/desenhar em fotografias para facilitar a identificação dos objetos fotografados? Qual o método que você usa? Aquele abraço amigo. No próximo EBA gostaria de ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, eu ainda estou escrevendo, mas está razoavelmente avançado e acredito que até o fim do ano termino e vou tentar lança-lo no primeiro semestre de 2016.

      Quanto a segunda pergunta, eu uso somente o Stellarium para identificar os objetos. O resto aprendo em revistas, livros ou sites como o Astrobin,com, de astrofotografia, acompanhando os trabalhos de meus colegas astrofotógrafos.

      Excluir
  2. Grande Andolfato! Excelente referência essa, já tinha visto os posts do Marcelo Bastos no FB.
    Ele já tem uma loja online própria?
    Ele ajuda a projetar adaptadores custom (minhas habilidades em CAD 3D são iguais a zero...)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Almir, você pode acessar a loja dele no link abaixo:
      www.acrux3d.com.br

      Eu não sei se ele faz projetos personalizados, mas ele me parece aberto a novas ideias de projetos. O ideal é conversar diretamente com ele.

      https://www.facebook.com/marcelo.bastos.14?fref=nf

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.