Eu (à esquerda) ao lado do Sérgio Cabau. Ao fundo, o telescópio de 16 polegadas. Foto: Rogério Siqueira |
Finalmente tive a oportunidade de visitar o Centro de Estudos do Universo, ou simplesmente CEU. Trata-se de uma fundação localizada na cidade de Brotas - São Paulo, que possui um observatório, um grande planetário e um centro de atividades, entre outras coisas, como a réplica de um esqueleto de dinossauro em tamanho natural e também do Stonehenge. O centro é voltado principalmente para o ensino de astronomia, astronáutica e geologia. Se bem que para um amante da Astronomia como eu, a visita ao local é também uma grande diversão.
Gostei muito do planetário, que está tinindo de novo, com um moderno projetor e uma grande tela que nos faz sentir em movimento enquanto viajamos pelo universo. Achei muito legal também o conteúdo ter sido produzido pela própria fundação.
Eu fui recebido pelo Sérgio Cabau Jr., que me mostrou as instalações, inclusive o grande telescópio de 16 polegadas instalado no espaçoso observatório. Infelizmente o tempo não tem colaborado nas últimas semanas e no dia da visita não fui diferente. Com o céu completamente fechado (inclusive com pingos de chuva aindo do lado de fora) Tudo o que pude fazer foi admirar o fantástico instrumento fabricado pela Meade, enquanto imaginava como seria ver a Nebulosa de Orion através dele.
Instalado numa cidade turística, o CEU é uma excelente opção para quem, depois dos passeios em cachoeiras e corredeiras, procura uma opção noturna na pequena cidade de Brotas. Mas deve-se ficar atento que as visitas só são abertas aos sábados ou em feriados prolongados, e devem ser agendadas com antecedência, para não se correr o risco de perder a viagem, que felizmente é bem curta, já que o centro está colado à cidade. O pagamento, de 25 reais a meia entrada, deve ser feito em dinheiro, e a programação normal incluí as atividades abaixo. Eu não fiz esta programação, já que fui no meio de semana, basicamente para visitar o Sérgio e conhecer as instalações.
20h00 às 20h30 – recepção dos visitantes e passeio pelas atrações;
20h30 às 20h45 – boas-vindas e instruções para a observação do céu com telescópios;
20h45 às 21h45 – sessão de observação com telescópios;
21h45 às 22h00 – intervalo com Astroshop (loja de souvenirs) e passeio pelas atrações;
22h00 às 22h45 – sessão de cine-dome (planetário) “Palco Celeste”;
22h45 – encerramento.
20h00 às 20h30 – recepção dos visitantes e passeio pelas atrações;
20h30 às 20h45 – boas-vindas;
20h45 às 21h30 – sessão de cine-dome (planetário) “Palco Celeste”;
21h30 às 21h45 – intervalo com Astroshop (loja de souvenirs) e passeio pelas atrações;
21h45 às 22h45 – apresentação multimídia “Gravidade Zero”;
22h45 – visita ao observatório e encerramento.
A replica de dinossauro ao lado do cinema ao ar livre |
No meio de semana o Centro recebe muitas excursões de escolas, principalmente grupos que estão no Acampamento Peraltas, ao lado. Para estes grupos, as atividades incluem explorações em cavernas artificiais construídas ao lado do observatório, onde as crianças até mesmo simulam escavações. Há também um cinema ao ar livre em que efeitos de som e luzes aumentam a sensação de imersão do público.
Eu realmente torço pelo CEU. Acho fantástico este tipo de empreendimento no Brasil. Também acho que as pessoas deveriam saber mais sobre o lugar, que com o aumento do público, poderia trazer atrações ainda maiores, ou quem sabe, abrir outras unidades pelo país, aumentando a divulgação do ensino de ciências, algo tão importante para o desenvolvimento de um povo e que o Brasil tanto carece.
Sala de aula em forma de caverna onde são realizadas atividades práticas com estudantes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.