quinta-feira, 10 de julho de 2014

Menos de duas semanas para o Sétimo EBA!!

Bem, agora que a copa do Mundo está acabando é hora de pensar no EBA. O Sétimo Encontro Brasileiro de Astrofotografia acontece em menos de duas semanas. Eu já até dei uma parada na astrofotografia de céu profundo para descansar até lá. E também não acontecer como no ano passado, quando cheguei um pouco cansado ao evento ( e ainda com torcicolo!). 

As seis noites em que participarei do evento me parecem ridiculamente poucas para o que eu gostaria de registrar, ainda mais neste momento, em que eu começo a fazer registros de mais de cinco horas já com uma certa frequência. Deixo inclusive um registros feitos no último fim de semana, com o refletor de 200mm F4.5 da Orion UK, em que captei mais de 6 horas em frames de 5 minutos de exposição.

NGC 7293
Luminance: 73x5min - halpha 7nm - Atik 314L - Orion UK 200mm F4.5
RGB: 18x3min - Canon T2i - ED 102mm F7

A imagem acima, da Nebulosa da Hélice, ou NGC 7293, tem seus defeitos, mas posso dizer que me deixou bastante satisfeito por vários motivos, entre eles o fato de que consegui cinco minutos de exposição com estrelas perfeitamente redondas com o refletor, mesmo sobre a HEQ-5, e aqui do meu apartamento, uma cobertura no décimo terceiro andar.

Também me chama a atenção na imagem a velocidade do refletor e o brilho que ele consegue com frames de apenas 5 minutos de exposição. O refrator precisaria de pelo menos 10 minutos para conseguir brilho equivalente.  Por causa desse velocidade, o refletor deverá ser o telescópio mais usado no EBA, pois se eu consigo em 6 dias o que preciso de 12 com o refrator, então ele é a escolha certa.

Eu devo continuar meu trabalho com fotografia em Banda Estreita no EBA. Ano passado eu quis aproveitar o período para fotografia de galáxias, algo que tenho feito bem pouco, já que a poluição luminosa interfere muito neste tipo de captura aqui do meu apartamento, e considerei o resultado com a CCD medíocre, muito provavelmente pela falta de prática e talvez um pouco de paciência para exposições mais longas. Mas é claro que vou dar preferência para objetos que não posso capturar aqui do meu apartamento, principalmente os do norte, onde a poluição luminosa é muito forte.

É isso aí! Agora o negócio é esperar . Para variar o céu de Brasília está pregando alguns sustos às vésperas do evento, mas sempre é assim antes do EBA. Já até choveu a menos de uma semana do encontro, mas sempre temos belos céus na Chapada dos Veadeiros. Vamos torcer para este ano não ser diferente!


Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.