sexta-feira, 2 de maio de 2014

Nebulosa do Camarão - Uma viagem na Astrofotografia.

Eu estou em minha nave espacial, viajando pela galáxia, em busca de um belo lugar para conhecer. Alguém me fala sobre uma bela nebulosa, chamada Falso Cometa. Até me mostra uma foto dela. Eu acho a imagem linda, e decido mudar a rota de minha nave e partir até lá.


Eu vejo a nebulosa pela primeira vez, ainda de longe. O foco está ruim, as cores são mal vistas. Tudo o que vejo são três grandes nebulosidades rosas atrás de um mar de estrelas embaçadas.

Eu continuo me aproximando. Agora sei que na verdade a parte rosa tratava-se da Nebulosa do Camarão e que Falso Cometa era o conjunto da qual ela faz parte, que incluía também os aglomerados em volta. Agora mais perto, eu consigo ver o bem o desenho do camarão, com os dois olhinhos escuros na extremidade da nebulosa.






Mas eu quero entender melhor para onde estou indo, e me afasto para observar o entorno do lugar. Vejo como a nebulosa faz parte do conjunto chamado de Falso cometa, com vários aglomerados ao lado, fazendo um desenho como se fosse a calda de um cometa, com a Nebulosa do Camarão fazendo o papel de núcleo. Para quem vê de muito longe deve mesmo parecer um cometa.




Para retomar a viagem, mudo para uma nave mais rápida. Só que o começo da viagem é turbulento. Eu vejo a nebulosa de longe, sem cores. Faltam detalhes, as estrelas estão embaçadas. Eu espero que as coisas melhorem.


Sim, as coisas melhoram e eu volto a enxergar bem a nebulosa. Detalhes antes invisíveis aparecem em volta da nebulosidade principal. Com uma janela especial em minha nave, que me permite ver as cores de forma diferente. Eu começo a ver algumas tonalidades interessantes, embora ainda fracas.


Eu já estou há dois anos viajando, e finalmente agora começo a ver bem a nebulosa, os detalhes em volta são muito bons, as cores estão evidentes. Sinto que está muito próximo. Decido ativar a velocidade de dobra de minha nave, para chegar realmente perto.

Eu estou quase chegando, desligo a velocidade de dobra e vejo a nebulosa da janela especial de minha nave. Estou praticamente ao lado dela. Vejo detalhes que nunca imaginei que poderia ver, mas ainda não está perfeita como eu sonhava, talvez dê para chegar um pouco mais perto.



 Eu finalmente cheguei! Agora da nave vejo a nebulosa do Camarão, catalogada na Terra como IC 4628. Ela é como eu sempre sonhei, com grandes montanhas douradas e nuvens azuladas sobre elas. É realmente um lugar lindo. Antes de ir embora eu faço um registro. Valeu a pena chegar até aqui.

Fim.




O post acima teve um estilo totalmente diferente do que vocês estão acostumados neste blog. Ele foi feito após eu fazer está última foto que aparece nele, na quarta-feira desta semana. Na minha opinião é meu melhor registro até hoje.

A finalidade disto tudo foi mostrar de forma lúdica o sentimento que eu tenho com a astrofotografia, o sentimento de estar viajando pelo espaço da varanda de meu apartamento, da chácara ou da pousada onde participo do EBA.  As registros foram apresentadas na ordem cronológica em que foram feitos.

A Nebulosa do Camarão foi o objeto que mais fotografei desde que comecei na astrofotografia, foram oito registros, começando com uma câmera não modificada, quando eu ainda era um novato em astrofotografia e mal sabia focar corretamente, passando por uma boa foto já com a câmera modificada embora a montagem mal alinhada. A mudança da DSLR para o CCD foi dramática, envolveu um grande aprendizado e também muitos erros. Mas com cuidado a Nebulosa foi se revelando, até a imagem feita nesta última quarta, que me fez chegar realmente perto da Nebulosa do Camarão.

Ps: As naves espaciais são as câmeras e não o telescópio. É interessante notar que tanto a primeira imagem como a última foram feitas exatamente com o mesmo telescópio, um ED de 102mm. Isso mostra como a troca da câmera e os filtros de banda estreita, aliada a mais experiência fez toda a diferença, muito mais do que um telescópio maior ou mais caro faria.
A janela especial são  os filtros de banda estreita.

8 comentários:

  1. Parabéns um trabalho incrível; já localizei a IC 4628 e vou dar uma viajada de longe por lá hoje.Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom trabalho. Estou iniciando meus estudos sobre astrofotografia.Gosto muito de como voce escreve sobre o assunto. Seria bastante interessante se voce escrevesse algo sobre o uso e configurações dos programas de pós-processamento de imagens que voce usa. Assim podemos aprender cada vez mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, estou pensando em comprar meu 1°telescópio, um de 130mm com motor e acoplar uma nikon d7100, com este conjunto eu conseguirei que tipo de fotos?

    ResponderExcluir
  4. "SENSACIONAL"... simplesmente isso Rodrigo, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Estou aprendendo sobre astrofotografia e gostaria de saber se vc tirar varias fotos diferentes e empilha elas ou se vc tira uma unica foto e se ela ficar correta vc empilha varias copias dessa unica foto, eu tenho algumas fotos mas são de dias diferentes do cruzeiro do sul, eu fiz a copia de 6 imagens e joguei no DSS e tive um resultado bem interessante pra uma foto sem tripé e sem telescópio, apenas com uma câmera Sony a3000 e uma lente antiga.

    ResponderExcluir
  6. A Nebulosa do Camarão é visível de equipamentos pequenos? Ontem eu estava estudando a região de escorpião com o binóculo (preguiça de carregar o 10" pro quintal...), e depois fui analisar no Stellarium o que tinha observado. Um era um aglomerado aberto e outro uma região maior aparentemente nebular. Pelo Stellarium, identifiquei como sendo o aglomerado C76 e a Nebulosa do Camarão? Estou correto ou era o aglomerado NGC6242?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, a Nebulosa em si acho que nunca vi. deve ser visível somente com telescópios de pelo menos oito polegadas em céus escuros. Mas a região em torno dela é muito bela mesmo com um binóculo!

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.