segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sexto EBA: Nebulosa Gama Cygni


Saindo do forno mais uma imagem do Sexto Encontro Brasileiro de Astrofotografia feita pelo autor deste blog. Trata-se da Nebulosa Gamma Cygni. A imagem acima foi feita com uma técnica interessante. Capta-se o luminance (imagem em preto e branco com detalhes do objeto) com a Atik 314L+ e o filtro h-alpha de 7nm enquanto o RGB é capturado com a Canon T2i modificada. Ambos com a lente de 135mm F2.0

A Nebulosa Gamma Cygni é uma das mais fáceis de se encontrar no céu, pois está exatamente atrás da estrela Gamma Cygni (daí o seu nome). Gamma Cygni é uma brilhante estrela bem no coração do asterismo da constelação do Cisne com magnitude +2.2 (asterismo são as estrelas cuja composição formam o desenho que dá o nome a uma constelação, já a constelação é uma área demarcada no céu, como um loteamento). A estrela não faz parte da nebulosa. A nebulosa está a mais de 3 mil anos luz de distância enquanto a estrela está a um pouco mais de metade deste caminho.

A nebulosa Gama Cygni é catalogada como IC 1318, é também é chamada de ButterFly Nebula (Nebulosa da Borboleta), nome que divide com a planetária NGC 6302, que por sua vez também é chamada de Bug Nebula.

Na imagem abaixo vemos a captação feita com a Canon T2i e a Lente de 135mm, apesar de menor resolução a imagem tem bem mais campo. É possível vermos a Nebulosa Crescente, NGC 6888 na parte superior esquerda da imagem. A constelação do Cisne, como Sagitário, Escorpião e o Cruzeiro do Sul, está na frente de Via láctea, sendo uma área interessantíssima para observação e fotografia de nebulosas.


4 comentários:

  1. Rodrigo bom dia.... Sabe de uma coisa cara o bom do seu blog, e eu nunca vou me cansar de dizer e sempre que posso o recomendo aos amigos e interessados, ontem mesmo passei para um amigo que demostrou interesse a um ano atras, é que, aqui não é só o registro que conta. Tem sempre uma história e ou comentários sobre os objetos e técnicas que nos faz aprender e não esquecer mais. Garanto a você que tudo que aprendi sobre astronomia, astrofotografia e muitas técnicas de captura e edição ... (não para por ai), 90% foram aqui. Parabéns e muito obrigado por essas novidades que vc explora e tem muito prazer em postar. Só posso te desejar sucesso, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo.

    Gostaria de tirar uma dúvida. Nas imagens que você faz utilizando o agrupado de lente Canon 135mm com roda de filtros e a CCD, é utilizada a autoguiagem? Se sim, é realmente necessária?


    Vi uma foto recente sua em que utiliza uma lente de 50mm (ótima imagem). E nesta foto específica, você utilizou autoguiagem?

    Grande abraço e parabéns pelo Blog.

    Carlos Fairbairn

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.