O setup com CCD e lente na varanda. Também é possível ver a azul DBK41 acoplada ao Miniguider 50mm. |
Eu andei um tempo longe da astrofotografia. Dificuldades de conseguir uma sessão tranquila e outras atividades acabaram me cansando e fiquei alguns meses sem astrofotografar. Entretanto há algumas semanas, sem nenhuma razão aparente, somente vontade pura, tenho voltado com carga total a atividade, inclusive fazendo algumas alterações interessantes no Setup.
A grande novidade é que agora estou usando auto-guiagem para fotografar com a combinação Lente+CCD, isso da varanda do meu apartamento. Peguei dois dovetais, alguns parafusos, um pouco de durepoxi e montei uma combinação interessante, com lente, CCD, miniguider de 50mm, DBK41 como câmera guia e uma luneta barata como buscadora.
Achei legal que o conjunto, agora mais pesado, me permite usar o contra-peso da H-EQ5 e deixar tudo balanceado, o que dá mais segurança e melhora o acompanhamento (antes eu fotografava sem contra-peso), mas principalmente, o bom balanceamento é fundamental para uma autoguiagem eficiente. Eu até planejava fazer contra-pesos mais leves num torneiro, mas acabou que isso não foi necessário.
O resultado foi que, com uma setup bem leve e distância focal curta, pude fazer frames de 10 minutos mesmo na varanda de meu apartamento, com zero dificuldade, diga-se de passagem, o que me deixou muito feliz.
É claro que nesta época do ano não basta estar com o Setup em dia para boas astrofotos. Na grande maioria das noites o céu esta muito fechado e algumas noites de céu aberto podem ser bastante enganadoras, com um céu embaçado, que, embora permita a astrofotografia, provoca uma queda muito grande na qualidade final da imagem.
O alvo da noite foi a Nebulosa da Califórnia, com 18 frames de 10 minutos, totalizando 3 horas de exposição.
Quero fazer exatamente isso!!! Parabéns pelo blog e obrigado pela idéia.
ResponderExcluir